Conexão Amazônica
CIDADES

UEA doa mais de 1,8 mil EPIs para profissionais de saúde das comunidades indígenas do AM

Publicidade

Ação teve o apoio da 10ª Vara do Seção Judiciária do Distrito Federal, que destinou recursos financeiros para a fabricação dos itens

Reafirmando o compromisso com os povos indígenas do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a 10ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), realizou na manhã desta segunda-feira (29/06) a doação de 1.850 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão destinados aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19, nas comunidades indígenas do Alto e Médio Solimões, Alto Rio Negro, Médio Purus, Vale do Javari e Parintins.

Durante a entrega dos equipamentos, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou a importância desse apoio para as comunidades indígenas que, neste momento, sofrem com a propagação da doença.

“É uma oportunidade da Universidade estar mais perto dos povos indígenas. A UEA é pensada para o Amazonas e suas comunidades. Muito nos honra ser o elo entre o Judiciário e a população indígena. Agradeço imensamente pelo apoio da 10ª Vara da SJDF nessa ação de combate à Covid-19. A UEA é a casa do povo amazonense e sempre estará de portas abertas”, declarou o reitor.

Já o titular da 10ª Vara da SJDF, Vallisney de Souza Oliveira, parabenizou a UEA pela iniciativa de contribuir para as ações de combate a Covid-19 nas comunidades indígenas.

“O auxílio da UEA nesse processo é fundamental. Sabemos que os EPIs chegarão de fato até as pessoas que realmente precisam desse suporte. Quero parabenizar a Universidade por essa iniciativa tão importante e, também, colocar a 10ª Vara do SJDF à disposição da UEA e das ações em prol da sociedade”, disse o juiz.

O vice-presidente da Associação Indígena da Bacia do Içana, André Baniwa, afirmou que a doação dos EPIs ajudará no controle da contaminação dos agentes de saúde.

“Agora, os agentes poderão cuidar da população sem o medo de serem contaminados. É uma proteção para eles e para as pessoas que procuram atendimento nas comunidades indígenas”, afirmou ele. “Essa doação com certeza evitará que as nossas comunidades alcancem um número elevado de infectados”.

FOTOS: Joelma Sanmelo/Ascom UEA

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza intervenção emergencial em rede de drenagem no bairro da Paz

elayne

Após mais de 30 anos, moradores de comunidade no Tarumã tem acesso à água tratada e são cadastrados na Tarifa Social em Manaus

elayne

Prefeitura suspende regime de teletrabalho da Semasc por 30 dias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais