Conexão Amazônica
SAÚDE

Beneficiário que tiver teste de Covid-19 negado pelo plano de saúde deve acionar a ANS

Publicidade

Planos de saúde estão obrigados a realizar os exames de sorologia para detectar a Covid-19.


A norma da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar –, já está valendo e passa a ser obrigatória para os planos de saúde em modalidades, como ambulatorial e hospitalar. Mas, já no primeiro dia em vigor, a advogada Fernanda Coelho encontrou dificuldades para agendar um teste.

Ela conta que, mesmo com um pedido e um relatório médico em mãos, não conseguiu autorização da operadora para fazer o exame.

Desde o final de maio, os planos de saúde estão obrigados a cobrir mais seis testes que auxiliam no diagnóstico e tratamento do novo coronavírus, e ainda exames para detectar Influenza A e B.

Eles também já estão obrigados a cobrir o exame PCR, que é o exame considerado padrão e mais seguro para diagnóstico da Covid-19,  recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
A amostra do paciente é coletada com uma espécie de cotonete pelo nariz ou garganta.

O infectologista David Urbaez explica que o PCR é o único teste consegue dizer se a pessoa tem ou não o vírus.

Já o exame de sorologia não detecta o coronavírus, mas sim os níveis de anticorpos no sangue. Desta forma, o resultado tende a mostrar se a pessoa já teve contato com o vírus da Covid-19 e se o sistema imunológico produziu anticorpos contra a doença.

Ele é indicado a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, realizado a partir de amostras de sangue, soro ou plasma.

O especialista David Urbaez explica que aqui se incluem os testes rápidos, inclusive aqueles aplicados em drive-thru. Mas ele alerta que nesses casos o número de falsos positivos e negativos é alto.

Cabe lembrar que entre os sintomas da Covid19, estão febre, tosse, dor de garanta, coriza e dificuldade respiratória.

Para o beneficiário que tenha seu pedido negado, e que está na mesma situação que Fernanda Coelho, a personagem que tem os sintomas, mas não consegue agendar o exame, a ANS orienta pedir para a operadora uma justificativa da negativa por escrito e entrar em contato com agência pelo site ou 0800 da instituição.


Em nota, a operadora Amil informou que vai oferecer a cobertura ao teste sorológico conforme determinação da ANS. O exame será coberto para pacientes com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, mediante indicação e pedido médico.

Com produção de Deogracia Pinto, da Rádio Nacional em Brasília, KC.

Foto: Divulgação

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Saiba como acessar 2ª via do comprovante de vacina

Elaine Marques

Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

Elaine Marques

Como controlar o colesterol alto? Alimentação balanceada e medicamento podem ser os principais aliados

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais