Conexão Amazônica
SAÚDE

Vacina contra Influenza segue disponível para grupos prioritários

Publicidade



Vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra vírus dos tipos Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga, nesta terça-feira (30/06), balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza realizada no Amazonas. Segundo o órgão, foram imunizados 850.597 amazonenses, o que corresponde a 80% de cobertura. A meta nacional é vacinar 90% do público prioritário.

Os dados gerenciados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, e consolidado pela FVS-AM, apontam que a cobertura vacinal para crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos chegou a 60,21%, também abaixo da meta.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, reforça a importância de se atingir a meta de cobertura vacinal para Influenza A (H1N1). “A primeira vez que o Amazonas não alcançou a cobertura foi em 2018. No ano seguinte, enfrentamos o maior surto registrado por vírus respiratório por H1N1, com 116 casos confirmados e 32 óbitos pela doença”, alertou.

A coordenadora do PNI/FVS-AM, Izabel Nascimento, aponta que a vacina contra Influenza está disponível nas unidades de saúde, para todos os públicos. A imunização disponível na campanha é trivalente e protege contra vírus dos tipos Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

“A oferta de vacina vai continuar para o grupo de risco, portanto vá até uma unidade de saúde e tome a vacina contra Influenza”, disse a coordenadora.

Cobertura – Dos 62 municípios do Amazonas, apenas 12 alcançaram a meta de cobertura vacinal de 90%. Iranduba (100%); Tabatinga (97,83%); Manaus (92,50%); Atalaia do Norte (98,48%); Amaturá (95,48%); Santo Antônio do Içá (94,45%); São Sebastião do Uatumã (94,41%); Urucará (94,17%); Nhamundá (92,19%); e Uarini (91,04%) alcançaram a cobertura de forma heterogênea, quando a meta é alcançada em alguns públicos da vacinação. Apenas Barreirinha (96,35%) e Carauari (93,76%) alcançaram a cobertura homogênea, quando a meta é atingida em todas as populações da vacinação.

Apenas quatro desses municípios alcançaram a meta de cobertura para crianças: Amaturá (100%); Barreirinha (92,08%); Carauari (90,02%); e Santo Antônio do Içá (99,28%).

O público-alvo da campanha são crianças, idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), professores, pessoas de 55 a 59 anos de idade, trabalhadores de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa, caminhoneiros, indígenas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, portuários e caminhoneiros.

Referência – A FVS-AM é responsável pelo Programa de Imunização, que tem como missão contribuir para o controle, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas com a vacinação. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Mais informações podem ser obtidas pelos números (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus organiza mobilização para alertar sobre período de alta transmissão de dengue, zika e chikungunya

elayne

Brasil registra 632 óbitos e mais de 20 mil casos de covid-19 em 24h

elayne

Webconferência discute estratégias para busca ativa de casos de hanseníase em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais