Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

MEC vai fornecer internet gratuita a alunos de baixa renda dos ensinos superior e técnico

Publicidade

O Ministério da Educação começa a preparar a volta às aulas em universidades e institutos federais, o IFs.


Nesta quarta-feira, o MEC anunciou internet gratuita para os estudantes de baixa renda das instituições federais de ensino superior e técnico. Também divulgou o Protocolo de Biossegurança para o retorno presencial às aulas.

Publicidade


Inicialmente, a recomendação é que as atividades aconteçam de forma remota. O MEC não define a data para a volta às aulas. Durante coletiva em Brasília, o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas, afirmou que o documento é uma orientação.


Para o retorno presencial, as orientações giram em torno de evitar a disseminação do coronavírus. São parecidas com a já adotadas na reabertura de estabelecimentos comerciais, como a aferição da temperatura, uso de máscaras e distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as carteiras.


No caso de estudantes de grupo de risco, a instituição deve considerar a adoção de estratégias para reposição das atividades pós-pandemia.


O trabalho remoto para servidores do grupo de risco deve ser considerado. O documento não prevê testagem de funcionários e alunos no protocolo.


Por um período, institutos federais e universidades vão ter que alternar ensino presencial e a distância.


Para garantir a conectividade a estudantes de baixa renda o MEC anunciou vai oferecer acesso à internet gratuita para os alunos das instituições federais. Os alunos serão classificados a partir da renda familiar. A previsão do ministério é que o serviço seja oferecido inicialmente para 400 mil pessoas.


O secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, explica que não é internet livre para o aluno usar como quiser. Universidades e institutos federais indicarão os sites e sistemas que devem ser liberados.


A RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, será responsável pela implantação do sistema de acesso. Segundo Nelson Simões, diretor-geral da RNP, a expectativa é licitar dia 15 de julho e disponibilizar o acesso no início de agosto.


Perguntado sobre como atender alunos de áreas rurais sem acesso a sinal de telefonia, o diretor-geral da RNP disse não ter resposta, mas sinalizou algumas possibilidades.


Atualmente a rede federal de ensino é formada por 69 universidades federais e 41 institutos federais de ensino técnico.

Publicidade

Leia mais

Educa+Manaus desenvolve plano de ação com professores da rede de ensino da prefeitura

elayne

Creche da Prefeitura de Manaus fica em 1º lugar no prêmio nacional ‘Destaque Educação’ 2022

elayne

Em 100 dias de gestão de David Almeida, rede municipal de ensino lançou projetos para atender alunos e professores

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais