Conexão Amazônica
CIDADES

Câmara de Manaus discute diretrizes orçamentárias para 2021 durante Audiência Pública remota

Publicidade

A Câmara Municipal Manaus (CMM) realizou nesta quinta-feira (9), uma Audiência Pública virtual para discutir e colher esclarecimentos detalhados a respeito da Lei de Diretrizes de Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021. Presidida pelo vereador Gilmar Nascimento (DEM), a reunião foi organizada de forma conjunta pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), do Poder Legislativo.

O debate também reuniu os vereadores Dante (PSDB), atual presidente da CCJR, Mauro Teixeira (PMN), Fred Mota (Republicanos) e Gilvandro Mota (PSDB), além de representantes das secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), de Infraestrutura (Seminf), de Limpeza Pública (Semulsp) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), entre outros órgãos.

De acordo com o presidente da CMM, Joelson Silva (Patriota), o Poder Legislativo tem cumprido as exigências e etapas, para que todas as discussões e análises da LDO sejam esgotadas, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município de Manaus e demais legislações orçamentárias.

“Mesmo num momento complicado em que tentamos sair dessa pandemia e retomar as atividades gradativamente, temos cumprido com o nosso papel diante do que estabelece a legislação, discutindo com os órgãos envolvidos e analisando, com cautela, as metas que estabelecem a LDO e que vão nortear o orçamento municipal para a próxima administração municipal”, destacou Joelson Silva.

Conforme o presidente, mesmo de forma remota, a Câmara tem trabalhado no sentido de garantir a transparência de todos os atos da Casa, proporcionando ao cidadão, mecanismos de acesso às proposituras que são analisadas e aprovadas pelo Parlamento Municipal. A LDO, por exemplo, pode ser consultada na íntegra no site da CMM. Trata-se do Projeto de Lei número 149/2020.

Perspectivas
O objetivo da LDO é dar transparência às perspectivas de receita e investimentos previstos pelo Executivo, com base nas ações constantes no Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021, em áreas como educação, saúde, gastos com pessoal, entre outros, dentro de um cenário econômico não muito animador, por conta da crise do novo coronavírus.

No projeto enviado ao Legislativo, a Prefeitura de Manaus pontua as metas e prioridades do que são diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2021.

Cautela
De acordo com técnicos da Semef, a prefeitura tem trabalhado com cautela por conta da queda na arrecadação, mas admite que a receita prevista para este ano, que é de R$ 6,2 bilhões, não será mais alcançada, devido aos efeitos causados à economia pela pandemia do novo coronavírus.

Contas equilibradas
Mesmo diante das adversidades, todas as ações realizadas até o momento pelo Executivo foram feitas para equilibrar as contas do município, e a meta é manter a cautela, a fim de garantir a manutenção do equilíbrio fiscal e vislumbrar a retomada de reservas na proporção que havia tinha antes da crise.
 

Texto: Isaac Júnior -Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha- Dircom/CMM

Publicidade

Leia mais

Amazonas Energia realiza serviços de melhorias na rede elétrica no bairro Nossa Senhora de Fátima

elayne

David Almeida aborda planos para Distrito Industrial e ciclovias em reunião da Abraciclo

elayne

Prefeito Arthur Neto vistoria obras de dois Cimes e afirma que vai fechar a gestão com ‘chave de ouro’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais