Conexão Amazônica
GERAL

Pesquisa do Ipem-AM e da Embrapa descobre novas bactérias e fungos com potencial biotecnológico

Publicidade


As expedições de coletas foram feitas na embarcação fluvial do Ipem/Inmetro

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental foi fundamental para a descoberta de novos microrganismos (bactérias e fungos) com potencial biotecnológico, científico, farmacológico e de interesse econômico. O estudo foi realizado nos rios da Amazônia entre 2018 e 2019.

“Por meio de um termo de cooperação técnico-científico entre o Ipem e a Embrapa foi possível fazer pesquisas nos rios da Amazônia. Esse trabalho foi realizado na embarcação fluvial do Ipem, desde o processo de coleta ´in loco´, crescimento, pesagem, utilização de luminosidade, preparação e separação de microrganismos que eram mantidos em temperatura de 1°C a 3°C para a contraprova no laboratório da Embrapa”, explicou a coordenadora da pesquisa científica pelo Ipem-AM, Natália Salinas.

Nessas expedições, as coletas foram realizadas a cada 50 quilômetros, nos rios Madeira, Purus, Solimões e Juruá. A embarcação fluvial possui estrutura com equipamentos de alta tecnologia, laboratórios controlados sanitariamente e cabines de fluxo laminar para evitar a contaminação no ambiente.

Após descoberta dos novos microrganismos, o projeto de pesquisa está em fase de identificação genética e enzimática desses seres, que podem ser utilizados nas áreas de medicina, engenheira agrônoma e genética molecular. O resultado das análises podem levar de dois a cinco anos para publicação científica e divulgação para a sociedade em geral.

“A embarcação do Ipem-AM/Inmetro também realizou diversas viagens nos rios da Amazônia, possibilitando fazer coletas de amostras de água dos rios para a pesquisa de violaceína em outro projeto do Instituto”, acrescentou o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito.

Além das atividades realizadas na área de pesquisa, o Ipem-AM atua na fiscalização de produtos e serviços executados, nas áreas de metrologia e avaliação da conformidade, com o objetivo de assegurar os direitos dos consumidores amazonenses e garantir uma concorrência justa no mercado.

Fotos: Divulgação/Ipem-AM

Publicidade

Leia mais

Amazonas Energia lança sistema de medição inteligente no Parque 10

Elaine Marques

Sejusc entrega mais de 500 vias de RG’s em Atalaia do Norte (AM)

Elaine Marques

Gata do Palmeiras surge só de calcinha durante o banho: “delícia”

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais