Conexão Amazônica
SAÚDE

Balanço indica que 48,8% dos usuários não compareceram a consultas e exames após retomada de atendimentos

Publicidade

Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre a importância de comparecer aos agendamentos

Dos 192.932 exames e consultas marcados em junho, após a retomada dos procedimentos eletivos (com data marcada) que foram suspensos na rede pública de saúde do Amazonas por conta da pandemia de Covid-19, apenas 98.831 usuários compareceram e 94.101 pessoas faltaram. O balanço do Complexo Regulador do Amazonas mostra que o absenteísmo – quando a pessoa deixa de comparecer à consulta ou ao exame na data marcada – foi de 48,8% entre 22 de junho e 10 de julho.

Nas Policlínicas da Rede Estadual de Saúde, o absenteísmo alcançou números ainda maiores, chegando a 62%. Dos 4.658 agendamentos, 2. 889 não foram realizados porque os usuários faltaram.

Um exemplo é a Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, onde das 1.127 consultas e exames agendados na primeira semana de julho, apenas 418 pessoas compareceram. Na Policlínica Danilo Corrêa, na Cidade Nova, foram feitos 1.260 agendamentos e apenas 725 pacientes compareceram em julho.

A gerente de ambulatórios da Susam, Márcia Murad, reforça que o não comparecimento dos usuários às consultas e exames marcados torna-se prejudicial para toda a rede e acaba retirando a oportunidade de mais pessoas serem atendidas.

“A falta do usuário à consulta traz prejuízos à rede de saúde, pois a vaga foi ocupada e não aproveitada e também para o usuário que, por algum motivo, não compareceu e também não avisou ao serviço em tempo de reaproveitar a vaga para outra pessoa que necessita do mesmo atendimento”, afirma Márcia Murad.

A coordenadora do Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Keila do Valle, ressalta que o aumento do absenteísmo pode ser interpretado como uma consequência da pandemia da Covid-19, se for considerado que algumas pessoas ainda não se sentem seguras para ir a uma unidade de saúde, mas também pode estar relacionada à dificuldade no contato com o usuário.

“As equipes de saúde das unidades estão ligando para todos que tinham procedimento agendado para avisar a data do reagendamento, mas algumas pessoas mudaram de telefone ou não atendem às ligações. Por isso, a recomendação da secretaria é de que as pessoas que tinham consulta ou exame agendados para o período entre março e junho procurem a unidade de saúde onde fez o pedido para atualizar o cadastro telefônico ou solicitar informação sobre a nova data do procedimento”, explica.

Foto: Divulgação/Secom

Publicidade

Leia mais

Instituto La Vitta inaugura nova sede em Manaus, no bairro Planalto

elayne

Ministério da Saúde inclui grávidas no grupo prioritário de vacinação

elayne

ConecteSUS deve estar totalmente restabelecido na próxima semana

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais