Conexão Amazônica
SAÚDE

Fundação Cecon inicia implantação de residência em Enfermagem Oncológica

Publicidade



A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) deu o pontapé inicial, nesta sexta-feira (17/07), para a implantação do primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem Oncológica da instituição, o segundo a ser disponibilizado aos profissionais de saúde no estado. A previsão é que o edital para inscrição seja lançado ainda no segundo semestre de 2020.

Nesta sexta, foi realizada a eleição da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da FCecon, para o biênio 2020/2022, além da eleição da comissão para a elaboração das provas de residência. Estão sendo montados, ainda, a portaria e o regimento interno da residência, instrumentos exigidos em lei.

Para o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a implantação do programa de residência é um passo importante para a Fundação e representa o fortalecimento da atuação do profissional enfermeiro.

“As enfermeiras e enfermeiros estão dentro da nossa instituição como elementos transformadores. Vamos lutar por essa residência, que é um grande passo para a formação de profissionais na área de Enfermagem Oncológica, essenciais para o tratamento e cuidado dos pacientes com câncer”, afirma.

Implantação – A FCecon recebeu, em fevereiro de 2020, o parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para iniciar a implantação da residência em Enfermagem Oncológica, após dois anos de solicitações realizadas ao órgão superior.

Serão ofertadas duas vagas para a residência dentro do programa, que terá duração de 24 meses e carga horária de 5.760 horas, sendo 20% de aulas teóricas e 80% de aulas práticas. O corpo docente será formado principalmente pelos servidores que atuam na Fundação Cecon, fortalecendo ainda mais o Ensino e Pesquisa na unidade.

“Toda a residência tem um perfil de formação dentro do ensino. Nós estamos falando em ciência baseada em evidência, nós estamos falando de profissionais vivenciando normas e rotinas de um serviço, vivenciando a realidade de um serviço e todas essas ações com base em evidências científicas”, destaca a coordenadora da Coremu/FCecon, enfermeira oncologista Júlia Mônica Benevides.

História – Este é o segundo Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem Oncológica oferecido no Amazonas. O único que havia para a formação dos profissionais na área foi oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os planos para implantar o programa de residência na Fundação vêm desde a década de 1990. Em 1998, foi trazido para a FCecon, em um convênio com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o primeiro curso de pós-graduação em Enfermagem Oncológica, que foi oferecido à época aos profissionais que atuavam na Fundação. A ação foi encabeçada pela enfermeira oncologista da FCecon, Maria José Pinheiro, e a também enfermeira oncologista Jadelma Figueiredo.

“É muito gratificante vermos isso acontecendo. A enfermagem está cada dia mais se especializando, mas isso é possível somente através do conhecimento e da formação. Progredindo, os profissionais vão tendo mais oportunidades, se encaminhando para se aprimorarem na profissão”, diz a enfermeira Maria José, ao comemorar a implantação do programa de residência.

Comissão – Nesta sexta, foram eleitos os membros da Coremu/FCecon, que ficou com a seguinte composição: coordenadora da Coremu/FCecon, Júlia Mônica Benevides, e enfermeira Glauciane Neves como suplente; a secretária da Coremu, enfermeira oncologista Ana Elis Guimarães; enfermeira oncologista Ellen Freitas para a coordenação do programa de residência, tendo como suplente a enfermeira oncologista Lorena Silveira; a representante do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica Tatiana Pires, sendo seu suplente o servidor Josiel de Aquino; e a representante de Enfermagem, enfermeira oncologista Shirley Monteiro, e sua suplente Maria José Pinheiro.

FOTO: Divulgação/FCecon

Publicidade

Leia mais

Amazonas supera 6 mil casos de dengue e registra a 5ª morte pela doença em 2023

elayne

Prefeito entrega unidade de pequeno porte na zona Oeste totalmente revitalizada

elayne

Mais 20 leitos clínicos são abertos na Maternidade Ana Braga para garantir atendimento aos casos de Covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais