O número de casos de malária no Amazonas reduziu 18,5% entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que, nesta quarta-feira (06/11), juntamente com secretarias municipais, mobiliza suas esquipes em atividades internas e externas em alusão ao “Dia da Malária nas Américas”.
Os dados epidemiológicos da FVS mostram que de janeiro a outubro de 2019 foram notificados 52.579 casos da doença. Em 2018, no mesmo período, os casos notificados estava na casa de 64.545 – 11.966 a mais. Uma redução de 18,5%.
Apesar do período de maior incidência da doença já ter passado, orientadas pela FVS-AM, as secretarias municipais seguem mobilizadas com suas ações de combate à malária. Nesta quarta, “Dia da Malária nas Américas”, muitas delas irão usar a data para realizar palestras e mobilização de equipes.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, ressalta para a importância das medidas protetivas individuais para a prevenção da doença. “Com características muito peculiares que envolvem floresta, homem e mosquito, a principal forma de prevenção à doença são medidas protetivas individuais, como o uso do mosquiteiro impregnado, repelentes e principalmente o tratamento de forma oportuna para evitar óbitos”, disse Rosemary.
Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, o “Dia da Malária nas Américas” é uma data importante para mobilizar sociedade e profissionais em torno do controle e combate à malária. “A mensagem é uma só: reforçar a importância de combater a doença, mobilizando a população, os profissionais e os gestores de saúde para se sensibilizarem sobre o tema e valorizarem a prevenção e o controle”, afirmou Cristiano.
Sobre a data –O “Dia da Malária nas Américas” é comemorado anualmente no dia 6 de novembro. Foi estabelecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2007, após a 27ª Conferência Sanitária Pan-Americana. O combate à doença é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Premiação –Nesta quarta-feira (06/11), o município de São Gabriel da Cachoeira participará da premiação “Campeões contra a malária nas Américas de 2019”. A cidade amazonense é finalista do prêmio, que é organizado pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). O evento será realizado em Washington (EUA).
“O Estado do Amazonas está entre os finalistas a concorrer esse prêmio por três anos consecutivos. Esse reconhecimento se dá por meio do fortalecimento das ações de controle da malária realizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. A fundação vem investindo no fortalecimento dessas ações em parceria com os municípios”, disse o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira.
Amazonas tem redução de 18% nos casos de malária
Publicidade
Publicidade