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Empresários do setor de alimentação esperam retorno lento de clientes após reabertura

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Após meses fechados por causa da pandemia da Covid-19, bares e restaurantes já estão reabertos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e em várias outras cidades brasileiras. Mas 71% dos empresários do setor de bares e restaurantes acreditam que o retorno dos clientes ainda vai demorar.


A expectativa é que os consumidores voltem a frequentar esses estabelecimentos 30 dias após o reinício das atividades. Os empresários avaliam que a higiene em tempos de pandemia é o fator o mais importante para conquistar os fregueses. Os dados são de uma pesquisa do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, e da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurante.


A líder de economia circular da Abrasel, Luiza Campos, lista quais são os maiores desafios durante a retomada


A pesquisa da Abrasel ainda analisou o faturamento de bares e restaurantes antes e durante a pandemia. A associação identificou que, no período anterior ao surto da Covid-19, 70% dos negócios estavam com situação financeira estável. Porém, depois da crise sanitária, 54% tiveram perdas acima de 75% do faturamento anterior. Os serviços de buffet foram os mais afetados, assim como estabelecimentos dentro de shoppings.


Devido ao fechamento das portas para evitar o novo coronavírus, 31% dos empresários faliram. Quem conseguiu manter a atividade econômica teve que aderir ao sistema de entrega em domicílio ou dar opção para o cliente fazer a retirada da comida. Luiza Campos ressalta que apesar da manutenção de algumas atividades, elas não foram suficientes para garantir lucro.


A pesquisa ouviu mais de 1,5 mil empresários em todos os estados, a maioria dono de pequenos ou micro negócios que possui apenas um estabelecimento. Os participantes atuam mais em restaurantes, lanchonetes e similares que operam em lojas de rua.

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