Conexão Amazônica
BRASIL

Novas regras: INSS aumenta limite de consignado para aposentados e pensionistas

Publicidade

Aposentados e pensionistas agora têm novas regras para o empréstimo consignado no INSS, aquele que desconta na própria folha de pagamento. Pelas mudanças, as pessoas poderão desbloquear os empréstimos após 30 dias do início do pagamento do benefício. Antes o prazo era de 90 dias.

Esse desbloqueio é uma pré-autorização realizada pela internet, devendo o segurado enviar o documento de identificação e o termo de autorização digitalizado.



O INSS também vai regulamentar o tempo de carência para o desconto da primeira parcela do empréstimo na aposentadoria. Os bancos podem postergar o pagamento da parcela, por consignação ou retenção, no prazo máximo de 90 dias a contar do início do contrato.



As mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social nesta quinta-feira e valem até 31 de dezembro.

Outra mudança, que terá vigência permanente, é no limite máximo concedido no cartão de crédito para o pagamento de saques e compras de forma consignada. Agora, o limite passa a ser de 1,6 vez o valor do benefício. Por exemplo, se a pessoa receber R$ 1 mil reais de aposentadoria, ela pode ter limite para essas operações de R$ 1 ,6 mil reais. Antes o limite era de 1,4 vez o benefício.

Foto: Divulgação

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Prefeitura realiza revitalização da avenida do Samba

elayne

Receita abre consulta ao 7º lote de restituição do Imposto de Renda

elayne

Prefeitura realiza ações de infraestrutura na zona Centro-Oeste de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais