Conexão Amazônica
GERAL

Unicef lança guia de busca ativa escolar para evitar evasão durante e pós-pandemia

Publicidade

O Unicef alerta que o fechamento repentino das escolas, diante da pandemia do novo coronavírus, deixou cerca de 35 milhões de crianças e adolescentes longe das salas de aula.


Apesar da série de opções criadas para a continuidade da aprendizagem em casa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância destaca que nem todos, em especial os mais vulneráveis, por falta de estrutura, estão conseguindo manter o processo de aprendizagem, o que pode aumentar a evasão escolar e a  perda do vínculo  com a escola.


Para tentar minimizar esse impacto, o Unicef lançou nesta sexta-feira, em parceria com a Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o guia Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência.


A estratégia, lançada em 2017, foi agora adaptada para situações de calamidade pública e emergências, com a intenção de apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes. A plataforma já tem adesão de 3,1 mil cidades no país.


Durante videoconferência de lançamento do material, o chefe da área de Educação do Unicef Brasil, Ítalo Dutra, explicou como funciona a estratégia e a importância da atuação da escola para conter o aumento de evasão escolar durante e pós-pandemia.


Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime, deu exemplos de algumas das medidas que podem ser implementadas pelos municípios para fazer essa busca ativa.


O Unicef ressaltou a importância dessa busca ser realizada de forma segura e também a urgência de preparar as escolas para reabrir em segurança, o que deve acontecer de acordo com a situação da pandemia em cada estado e município.


O fundo ainda defende que os governos coloquem crianças e adolescentes como prioridade absoluta nos investimentos e planos de retomada.

Foto: Divulgação Gov AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus comemora Dia da Mulher com programação especial para servidoras da Semed

elayne

Prefeitura entrega coletor flutuante na zona rural

elayne

Governo do Amazonas, por meio do Idam, investe em capacitação no cultivo de açaí em Humaitá

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais