Conexão Amazônica
GERAL

Volta às aulas: escola com maior quantidade de alunos tem retorno tranquilo e organizado

Publicidade


Estudantes do Ensino Médio voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (10/08), na Escola Estadual Sólon de Lucena

“Direto para a sala. Ninguém nos corredores”. Essa era a orientação do gestor Eliab Vasconcelos, da Escola Estadual Sólon de Lucena, a todos os estudantes que entravam na escola para o primeiro dia de retorno das aulas presenciais, nesta segunda-feira (10/08). A unidade tem o maior quantitativo de alunos em Manaus. Na porta, uma aluna do Grêmio Estudantil aferia a temperatura dos colegas, enquanto os funcionários conferiam o distanciamento para garantir o seguimento dos protocolos.

Do lado de fora, um grupo de cinco amigos matava a saudade após quatro meses sem se ver pessoalmente. Mesmo com o fervor do reencontro, eles mantinham o distanciamento necessário. “Eu dei uma desleixada nos estudos, e aqui na escola é um incentivo para estudar, dá um ânimo a mais para nós, estudantes”, confessa Júlio Oliveira, que é finalista.

A amiga dele, Julie Leite, diz que a pandemia tirou um pouco do foco que ela estava tendo em estudar. Por isso, acredita que voltar às aulas presenciais vai ajudar na preparação para o vestibular. “Não estava mais conseguindo me manter para estudar, para ter aquele foco. Na escola, é diferente, dá mais gosto de estar, de estudar”, opina a finalista, que quer cursar Direito.

A vice-secretária do Grêmio Estudantil, Jennyfer de Castro, estava responsável por medir a temperatura dos colegas na entrada da escola. Ela considera que a medida é fundamental para garantir a segurança e a saúde de todos. A escola é a que têm mais alunos na capital, com mais de 2,6 mil estudantes nos três turnos.

“A gente precisa medir a temperatura para não pôr em risco a saúde dos alunos e dos professores, que estão aqui para trabalhar, então é muito importante seguir o protocolo. Estava com muita expectativa para voltar às aulas, mas ainda com dúvida. Quando eu cheguei aqui, vi que está sinalizado, estão mantendo a distância, todos tomando cuidado. Aí, fiquei mais calma”, afirma a estudante.

Volta às aulas – As aulas presenciais do Ensino Médio na rede pública estadual voltaram nesta segunda-feira (10/08). Os alunos vão estudar de forma híbrida, com aulas presenciais nas unidades escolares e on-line, com o projeto “Aula em Casa”. As turmas foram divididas em dois blocos (A e B). Os blocos A vão à escola nas segundas e nas quarta-feiras e os estudantes dos blocos B vão nas terças e quintas-feiras.

A volta está baseada no Plano de Retorno às Atividades Presenciais, que estipulou protocolos voltados aos vários nichos da comunidade escolar, com orientações específicas a cada grupo. O retorno acontece com aval dos órgãos de saúde do Amazonas, que acompanham a baixa dos casos de Covid-19 no estado.

FOTOS: Eduardo Cavalcante

Publicidade

Leia mais

Deuzimar comemora 30 anos de carreira com show especial no próximo sábado, dia 30

elayne

Sine Manaus oferta 252 vagas de emprego nesta segunda-feira, 17/10

elayne

Morador de rua é atropelado por micro-ônibus e morre no Centro de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais