Conexão Amazônica
GERAL

Estoque de sangue do Hemoam sofre com queda de 60% de doadores

Publicidade


Registrando queda acentuada no número de doações voluntárias de sangue, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) convoca a população da cidade de Manaus, de todos os tipos sanguíneos, para doar sangue. Desde o início da pandemia da covid-19, o hemocentro amazonense vem enfrentando grandes dificuldades para manter seu estoque em nível adequado.

Nós últimos dias a situação agravou ainda mais pela queda de 60% no comparecimento de doadores. De acordo com a chefe do departamento do ciclo do sangue, do Hemoam, a baixa na oferta desse produto já ameaça a realização de cirurgias eletivas. “Estamos precisando que a população compareça urgentemente”, alertou Socorro Viga Yurtsever.

De primeiro de agosto até agora o Hemoam já distribuiu um volume 2.572 componentes sanguíneos para atender demandas de pacientes com doenças crônicas, urgência e emergência, além das cirurgias eletivas, da capital e de boa parte do interior.

“Para dar conta de toda essa demanda diária, precisamos do comparecimento de 200 a 250 doadores por dia. Ultimamente esse número está na média de 100 doadores”, informou Socorro.

Quem pode doar: Homens e mulheres entre 16 e 60 anos que estejam com boa saúde, pesar acima de 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Onde doar: as doações podem ser realizadas na sede do Hemoam, de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Av. Constantino Nery, 4397, bairro Chapada. No posto de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta, das 8h às 12h45, na Alameda Cosme Ferreira, bairro São José.

Foto:
Divulgação/Hemoam

Publicidade

Leia mais

Prefeito inaugura o novo complexo esportivo do Lusitânia com revitalização completa

elayne

Servidoras do IMMU recebem ação de prevenção à saúde no encerramento do ‘Março Lilás’ da Prefeitura de Manaus

elayne

Prefeitura e UGPE realizam visita integrada em canteiro de obras do parque Amazonino Mendes

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais