Conexão Amazônica
GERAL

Fundação Estadual do Índio, em parceria com Sepror e Idam, leva apoio a pequenos produtores rurais

Publicidade

A Fundação Estadual do Índio (FEI), em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), realizaram uma visita técnica na propriedade de uma família indígena da etnia Mura, para tratar da elaboração e implantação de uma horta no local. A propriedade, visitada na última sexta-feira (07/08), fica no Km 92 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), em Presidente Figueiredo, município da Região Metropolitana de Manaus distante 117 quilômetros da capital.

O diretor técnico da FEI, Fabrício Corrêa, falou da importância da atividade. “É preciso fortalecer a agricultura familiar, estimulando o pequeno produtor rural, investir nesse setor com toda assistência técnica necessária e de melhorias na infraestrutura e no processo produtivo. Isso amplia as oportunidades de acesso aos mercados e isso é possível com o apoio da Sepror e do Idam que são grandes parceiros”, relatou o diretor.

Publicidade

A FEI já trabalha na elaboração e implantação de projetos que visam o estímulo à produção rural em comunidades indígenas e agricultura familiar. Na ação em Presidente Figueiredo, a fundação irá atuar na parte social, bem como na mobilização, enquanto a Sepror fará o fornecimento de equipamentos e insumos, e o Idam do município irá executar a assistência técnica.

Para o produtor rural, Pedro Mura, a parceria entre os órgãos representa segurança e o fortalecimento da agricultura familiar. “Esse apoio da FEI, Sepror e Idam é a garantia que temos para desenvolver um grande trabalho e a variedade de hortaliças, além da garantia de renda a minha família, o que resulta em fortalecimento da agricultura familiar”.

A FEI, por meio do Departamento Indígena de Desenvolvimento Sustentável (DDS) e em parceria com os órgãos do setor primário, oferece suporte técnico a aproximadamente 200 comunidades indígenas em diversos municípios (Alvarães, Anamã, Autazes, Borba, Coari, Maraã, Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Uarini) na elaboração e implementação de projetos de cunho sustentável com geração de renda, obedecendo às diretrizes e objetivos da Política Nacional de Gestão Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

FOTOS: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Mulheres contam com espaço de fomento ao empreendedorismo local no Manauara Shopping

elayne

Presidente da Aadesam reúne-se com o novo secretário da Sejusc

elayne

Deputada Nejmi Aziz sensibiliza iniciativa privada para doação de cestas básicas às famílias atendidas por Organizações Sociais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais