Homenagear e reconhecer um ato de cidadania em favor das mulheres. Com este objetivo, a vereadora Mirtes Salles (Republicanos), lançou nesta sexta-feira, 04, o diploma Amigos da Mulher, no 1° Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.
De acordo com Mirtes Sales, que é Presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus(CMM), a ideia da criação do certificado surgiu depois de uma equipe do Batalhão de Choque fazer um parto, no último dia 23, em um bairro da Zona Norte. Essa atitude rápida salvou a vida da mãe e da criança.
“A polícia foi além do trabalho e salvou duas vidas. Precisamos lembrar e valorizar todos os atos de proteção às mulheres, que sofrem com a violência ou estão em alguma situação de risco. Esse diploma de honra ao mérito é um reconhecimento a esta ação de cidadania”, explicou.
Os policiais homenageados foram o Sargento Edvan Gonçalves, Cabo Cristieudes Lima e os Soldados José Ribamar e Anísio Carioca. Importante reforçar que o diploma vai ser entregue para toda pessoa que fizer uma ação no intuito de proteger e garantir a segurança da mulher.
Atualmente o Batalhão de Choque tem um efetivo de 152 policiais, sendo 10 mulheres. Uma delas participou da entrega dos certificados, foi a Cabo Erquiselhiane Valcacer.
“Fiquei muito feliz em ver as mulheres representando com muito orgulho a nossa classe, no batalhão que é o braço forte da PM. Precisamos ter voz e valorizar a mulher na nossa sociedade”, pontuou Mirtes.