Conexão Amazônica
AMAZONAS

Adaf orienta empresas de transporte terrestre sobre o trânsito de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola

Publicidade


A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) alerta as empresas de transporte interestadual que operam entre Amazonas e Roraima sobre os cuidados para evitar que passageiros tragam para o estado frutos hospedeiros da mosca-da-carambola. A praga, que ataca mais de 30 espécies, representa grande ameaça econômica ao Brasil, e está presente no Pará, Amapá e Roraima. Na capital, em ação de educação sanitária, a Agência visitou os escritórios das empresas no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim para reforçar a conscientização.

Durante a ação, as engenheiras agrônomas Geovanna Guimarães Santos e Juliana Pereira Mendes, da Gerência de Defesa Vegetal (GDV) da Adaf, fixaram cartazes nas agências de viagens, alertando passageiros sobre o risco que o transporte de frutos hospedeiros da praga representa para o estado.

Geovanna ressalta que as empresas de transporte, assim como os passageiros, também são responsáveis por manter o Amazonas livre da mosca-da-carambola, não permitindo o embarque de espécies hospedeiras, como manga, caju, laranja, jambo, acerola, goiaba e carambola, entre outros. Ela salienta a importância do apoio das empresas na prevenção da entrada dessa praga.

“Elas têm sido receptivas às nossas orientações. Já fizemos outro trabalho como esse anteriormente, e as empresas entenderam a mensagem. Estamos reforçando o trabalho de educação sanitária para evitar a entrada da praga no Amazonas”, disse a engenheira agrônoma.

Em Roraima, a Adaf-AM e a Aderr-RR mantêm, desde 2017, uma Barreira de Vigilância Agropecuária conjunta na Vila de Jundiá, município de Rorainópolis, onde realiza a fiscalização dos veículos que trafegam entre os estados. Além de inspecionar as cargas, os fiscais agropecuários orientam os passageiros a respeito do transporte de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola. No primeiro semestre, 27.641 veículos e 79.741 toneladas de produtos de origem vegetal e suas partes foram fiscalizados pelos agentes da Adaf.

A mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) tem 8mm de comprimento, tendo a parte superior do tórax de cor escura e o abdome amarelo, com listras pretas que se encontram formando um “T”.

Qualquer suspeita sobre a existência da praga deve ser imediatamente comunicada aos órgãos responsáveis. Informações e denúncias podem ser reportadas à Gerência de Defesa Vegetal da Adaf pelos telefones (92) 99390-1750 e 99292-0692.

FOTOS: Divulgação/Adaf

Publicidade

Leia mais

Complexo de Treinamento e Exames do Detran-AM será revitalizado

elayne

Amazonas divulga lista com 20 mil contemplados no programa ‘CNH Social’

elayne

Detran-AM realiza curso de Formação e Atualização para agentes de trânsito em Manacapuru

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais