Conexão Amazônica
GERAL

Associado da Adepam, Marco Aurélio Martins, toma posse como novo corregedor-geral do Estado

Publicidade

A cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira (10), na sede da Defensoria Pública do Estado
O novo corregedor-geral Marco Aurélio Martins, tomou posse nesta terça-feira (10). A cerimônia foi conduzida pelo defensor público-geral do Estado, Ricardo Paiva, na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), localizada no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

O evento precisou ser realizado de forma híbrida, com número reduzido de convidados presentes à sede da instituição.  As demais autoridades participaram por videoconferência, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Participaram da cerimônia de posse o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Arlindo Gonçalves, a corregedora-geral que deixou o cargo, Melissa Credie Borborema, o subcorregedor Péricles Duarte de Souza e demais membros do Conselho Superior da Defensoria.

O procurador geral do Estado, Jorge Henrique Freitas Pinho, representou o governador do Estado, Wilson Lima, e a procuradora de Justiça Lilian Maria Pires representou o procurador geral de Justiça do Estado, Alberto Nascimento.

A cerimônia contou ainda com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, e do presidente do Colégio Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal (CNCG-DPE/DF), Marcos Edson de Lima.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), Arlindo Gonçalves, destacou que a função orientativa da Corregedoria-Geral precisa sempre ser priorizada para os mais vulneráveis, destacando que a função correicional vai além de uma função fiscalizadora ou punitiva. “O que se espera da Corregedoria-Geral é que ela exerça sua ação fiscalizatória, que seja um ouvido externo recebendo os questionamentos dos mais vulneráveis sempre com esse prisma de eficiência, mas sempre também aberta ao diálogo, e assim que possamos crescer juntos, porque uma Corregedoria forte vai implicar uma Defensoria forte”, destacou Arlindo.

O novo corregedor-geral, Marco Aurélio Martins, que é um dos membros da Adepam, agradeceu as palavras proferidas pelo presidente da associação, e relembrou o trabalho realizado em conjunto com Arlindo no interior do Estado. “Sou apaixonado pelo interior do Amazonas, e fico feliz de ver novos defensores continuando o trabalho naquela área, porque os mais vulneráveis precisam dessa assistência, e cada um deles que venham para a capital, terão também minha total atenção”, prometeu Marco Aurélio.

Marco Aurélio também falou do peso da responsabilidade do cargo de corregedor-geral e acredita que a Corregedoria não é algo isolado, mas sim uma ferramenta dentro da Defensoria Pública. Ele ressaltou ainda que a Defensoria Pública não funciona sem outras instituições, agradecendo às parcerias com o Ministério Público e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

O novo corregedor-geral ainda agradeceu aos membros do Conselho Superior da DPE-AM, a quem considera essenciais e com quem espera contar nos próximos dois anos como corregedor-geral. Agradeceu também ao defensor geral, Ricardo Paiva, pelo acolhimento no início da carreira como defensor público e pela confiança depositada. E enalteceu os valores aprendidos com sua base familiar. “Isso fez a minha base, fez quem eu sou e me trouxe à Defensoria. Tenho muito a contribuir e para isso convidei duas pessoas especiais para trabalhar comigo, que são o Vitor Kikuda e a Karlla Queiroz”, disse.

Publicidade

Leia mais

Governo do Amazonas reconhece e parabeniza servidores pelo Dia do Profissional de Educação Física

elayne

Governo federal prorroga prazo de atualização no Cadastro Único por mais 30 dias

elayne

Prefeitura de Manaus promove a 9ª edição dos Jogos Internos do Parque Municipal do Idoso

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais