Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Aluno do 6º ano da rede municipal é primeiro lugar estadual em Olimpíada de Inglês

Publicidade

O estudante Antonio Vitor, 11, do 6º ano da escola municipal Vicente de Paula, zona Sul, conquistou o 1º lugar estadual na 2ª edição da Olimpíada de Inglês, na categoria Fundamental Iniciante. A disputa, que teve como tema “We are the future of work” (Nós somos o futuro do trabalho), buscou estimular o aprendizado do idioma entre alunos e professores das redes públicas e particulares do Brasil e, este ano, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada de forma virtual.

“Um aluno da nossa rede alcançar o primeiro lugar em uma olimpíada importante e em outro idioma é sinal do compromisso e dedicação de uma tríade envolvida: do próprio aluno, do professor e a comunidade escolar como um todo, e da nossa gestão, que figura na elite da educação brasileira, como diz o prefeito Arthur Virgílio Neto, e que vem alcançado cada vez mais conquistas, se mantendo atuante mesmo na pandemia. Parabenizo, com muito orgulho, os envolvidos, em especial, ao Antonio e ao professor André”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt.

Publicidade

Ainda surpreso, mas orgulhoso com o resultado, o aluno agradeceu e disse que estudar é importante. “A Olimpíada me incentivou muito a estudar inglês e estou muito feliz por ter ganhado o primeiro lugar. Agradeço meu professor de inglês, André Machado, e também minha mãe e minha tia, que me apoiam muito”, disse Antonio. “Um orgulho muito grande. Nessa idade já tendo bons resultados com os estudos, vai ter um futuro brilhante”, completou a mãe, Camila Teixeira.

Durante a competição, os professores tiveram acesso aos resultados parciais dos estudantes de suas turmas. Segundo André Machado, professor de Antonio Vitor, o aluno se destacou por sua força de vontade e interesse de participar, mesmo durante a pandemia.

“Os alunos trabalhavam quatro habilidades: a fala, escrita, leitura e a audição. Gravei vídeos, enviei áudios, fiz reunião por meio de lives para mostrar o andamento dos resultados. Isso ajudou na sensação de proximidade. Todos os exercícios são automaticamente corrigidos pela inteligência artificial, apelidada de robô de inglês, e o aluno já sabia na hora se tinha acertado ou não. Além disso, motivei os alunos, atribuindo-lhes notas bimestrais, e o Antonio, dedicado que é, se destacou”, André, que também foi premiado por sua atuação em escolas da rede pública, tanto municipal quanto estadual.

A gestora da escola Vicente de Paula, Santana Cunha, mencionou que a conquista de Antonio e André é o reconhecimento também de toda a equipe de alunos e professores, que se sentirão mais motivados aos estudos. “Nossa escola tem aproximadamente 1.500 alunos, de 6º ao 9º ano, e estamos sempre antenados para trazer novidades e motivação a eles. E esse prêmio é uma grande felicidade para todos nós, pela superação em meio às dificuldades”, afirmou a diretora.

Olimpíada e premiação

Além de medalha, o estudante da rede municipal ganhará um certificado com a classificação e a categoria, tutoria virtual por três meses, curso de inglês com o Virtual English Language Fellow, de fevereiro a junho, e isenção para realização do teste Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que avalia o nível de inglês de pessoas não nativas do idioma, no segundo semestre de 2021.

O evento é organizado pela startup Chatclass, em parceria com o Escritório de Ensino de Língua Inglesa (Relo) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos. A competição tem a participação de alunos de todo o Brasil e é dividida em ensino fundamental e ensino médio, nas categorias Iniciante, Intermediário e Avançado.

A olimpíada ocorreu durante todo o mês de outubro, por meio do aplicativo WhatsApp, por onde foram disponibilizadas as atividades no formato de quizzes e speaking (conversação), em que os alunos poderiam responder de qualquer lugar com acesso à internet.

Confira o resultado geral em:
https://www.chatclass.com.br/post/vencedores-da-olimp%C3%ADada-de-inglês-2020

Fotos – Marcio James / Semcom

Texto – Alexandre Abreu / Semed e Mary Maia / Semcom

Publicidade

Leia mais

Inspiradas em vivência real, alunas de escola na Cidade Nova vencem concurso nacional sobre violência contra a mulher

elayne

Inscrições para projeto ‘Jovem Bilíngue’ abre nesta sexta-feira (26), saiba como participar

elayne

Escola de Tempo Integral promove atividades de acolhimento socioemocional à comunidade escolar, na zona leste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais