Conexão Amazônica
GERAL

Painel de Biotecnologia Digital abre a Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas, nesta quinta (19/11)

Publicidade

O painel “Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas” abre amanhã (19/11), às 16h, a Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCTA), que será realizada no formato webinário, com transmissão pelo canal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube.

Promovido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, o evento ocorrerá nos dias 19, 24 e 26 de novembro, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência brasileira”.

Publicidade

No Amazonas, a SCTA tem como foco as discussões em torno da utilização de tecnologias inovadoras como propulsoras do desenvolvimento de economias sustentáveis, o monitoramento e conservação dos recursos naturais e a melhoria do acesso à internet em áreas remotas.

No primeiro dia do evento, três palestrantes com larga experiência no setor abordarão temas estratégicos. A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Tatiana Schor, será a moderadora do painel.

O diretor técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Carlos Gabriel Koury, fará a palestra “Biotecnologia para cadeias produtivas amazônicas”. Koury é engenheiro florestal, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e foi diretor executivo Idesam por sete anos.

Atualmente, Koury contribui em agendas de planejamento territorial e áreas protegidas, produção agroextrativista de base comunitária, além de coordenar o Programa Prioritário de Bioeconomia do Idesam.

“Ecossistemas de inovação impulsionando a Bioeconomia” é o tema da palestra de Marcos Da-Ré, da Fundação Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras). Biólogo com mais de 30 anos de experiência em estratégias de conservação, ele criou e implantou o Projeto Ararinha Azul e é Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais.

Da-Ré coordenou mais de 40 projetos envolvendo áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável e concepção de mecanismos para gestão de ativos ambientais. Atualmente é diretor de Economia Verde da Certi, trabalhando com temas relacionados a Bioeconomia, Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, dentre outros.

A presidente da Associação Polo Digital de Manaus (APDM), Vânia Thaumaturgo, que também integra o Instituto Eldorado, abordará o tema “Iniciativas tecnológicas para promover a Bioeconomia no Estado do Amazonas”. Vânia é engenheira eletrônica com MBA em Gestão Empresarial e mestranda em Gestão Estratégica.

Vânia tem mais de 28 anos de experiência em posições de gestão sênior em grandes empresas da área de telecomunicação e setor automotivo, além de possuir quatro anos de experiência em posição sênior de gestão em Instituto de P&D. É membro do Conselho da Fundação Matias Machline.

FOTO: Divulgação/Sedecti

Publicidade

Leia mais

Equipe volante da Sejusc realiza emissão de RG para criança que precisa fazer cirurgia em SP

elayne

Prefeitura de Manaus oferta mais de cem vagas para curso de TBO

elayne

Cerca de 14 mil exemplares da Caderneta da Criança são entregues a maternidades pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais