Conexão Amazônica
SAÚDE

Prefeitura de Manaus apresenta resultado das ações de enfrentamento à Covid-19 à Opas

Publicidade

As ações adotadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no enfrentamento da pandemia de Covid-19 na capital amazonense foram tema de um novo evento com  a participação de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), realizado nesta quinta-feira, 26/11, no auditório da Semsa, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro dá prosseguimento à missão de avaliação externa da Opas à resposta do Estado do Amazonas à pandemia. A primeira visita da organização à cidade com tal finalidade aconteceu no início de setembro, e terminou com uma avaliação bastante positiva das medidas adotadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto ao ampliar as ações de acolhimento, diagnóstico, assistência e monitoramento dos casos suspeitos de Covid-19 junto à população de Manaus.

Na nova visita, a entidade voltou à capital para verificar a manutenção das medidas consideradas anteriormente positivas, bem como a implementação das modificações sugeridas para o aperfeiçoamento do combate ao novo coronavírus. “A Prefeitura de Manaus não baixou a guarda para o vírus, pelo contrário. Sabemos que não é um perigo que vem perdendo força, como se pode constatar pelo aumento dos casos de Covid-19 na Europa, e que a vigilância e as ações de diagnóstico e tratamento precisam ser reforçados constantemente”, afirmou a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Adriana Lopes Elias, que apresentou as ações da Semsa à Opas. 

A coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres do escritório da Opas e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Maria Almirón, destacou a importância do acompanhamento. “Trata-se de uma iniciativa de troca constante de informações, boas práticas e busca de cooperação entre as diferentes secretarias de saúde pelo país e em todo o continente americano, como parte do esforço da Opas para contribuir na luta contra o vírus”, disse.

“A razão pela qual estamos aqui é dar seguimento à missão de setembro, sobretudo, pelo cenário internacional que estamos vivendo. Depois desses meses, estamos novamente vendo o incremento de casos na Europa, e fica a preocupação do mesmo ocorrer nas Américas, no Brasil e aqui, no Amazonas. A mensagem que trazemos é de alerta e fortalecimento das ações para um possível aumento de casos de Covid-19”, acrescentou.

Ações

No encontro desta quinta-feira, as ações da Semsa no intervalo de dois meses foram novamente avaliadas pela entidade. Entre elas, foram destacadas: a entrada em ação de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) móveis, importantes para atender os vazios assistenciais e oferecer suporte aos indígenas não aldeados do município; a ampla testagem de profissionais de saúde da rede pública; as inspeções e orientações realizadas pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) em estabelecimentos com grande fluxo de pessoas; a ampliação dos dias e horários de atendimentos das unidades de saúde municipais; a integração entre os serviços de Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde; o novo serviço de Telemonitoramento, que oferece acompanhamento e orientações constantes em saúde à população, por via remota; e a implementação do serviço de reabilitação respiratória para as vítimas com sequelas pulmonares em decorrência da Covid-19, que em breve será reforçado com a inauguração do Centro de Reabilitação Tipo 2 (CER).

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

AM atua para facilitar acesso a soros contra envenenamento de animais peçonhentos

elayne

Ministério confirma mais um caso de varíola dos macacos no país

elayne

Profissionais da rede estadual de saúde somam esforços na preparação de hospital de apoio para casos de Covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais