Conexão Amazônica
CULTURA

Mostra de Música Criança Talento reúne pequenos artistas em série de recitais

Publicidade

Idealizado por Bárbara Soares, a Mostra de Música Criança Talento apresenta recitais erudito-infantil protagonizadas por alunos de violino, viola e violão. A estreia é na próxima quinta-feira (10).

Como aquecimento, no dia 8 de dezembro, um recital online será transmitido. Os pequenos músicos – pequenos mesmo, alguns com três anos de idade, prometem mostrar o resultado das aulas práticas do instrumento em casa.

Recital ao vivo

O projeto conta com o apoio do Governo Federal, Secretaria Especial de Cultura e Prefeitura de Manaus, ManausCult, através da Lei Aldir Blanc e Edital Conexões
Culturais 2020. O objetivo é disponibilizar para a população produtos culturais de qualidade, democratizar o acesso à cultura promovendo gratuitamente apresentações musicais em especial para as crianças e suas famílias, além de formar um público de arte e cultura em Manaus. Outros apoiadores são o Centro Suzuki Amazonas, ICBEU e Teatro Manauara

Sobre a formação de público, a idealizadora Bárbara Soares comenta sobre os espetáculos ao vivo em tempos de isolamento social. “A experiência do palco é imprescindível para o artista e é essencial para o ser humano que tem, naturalmente, a necessidade de se expressar. Seja ele adulto ou criança. É parte do processo da arte, da carreira e das habilidades sociais”, disse.

De acordo com ela, as crianças não ficaram imunes às mudanças e sentiram o isolamento. “Quando ficamos sem os palcos, as crianças sentiram muito a falta da preparação, do orgulho da família reunida para prestigia-los, dos ensaios, das palmas e, principalmente a falta de fazer música com os amigos.”

“Voltar era o que mais queríamos, e estamos voltando devagar, com protocolos e números reduzidos no palco”, explicou Bárbara.

O objetivo neste momento é fazer, mesmo que menor e distante. E também dar novos significados para o online e outras ferramentas, esclarece Bárbara . “É usar a criatividade para continuar lembrando que somos todos humanos, e precisamos uns dos outros, seja pela arte, seja pela saúde. Locais apropriados foram os escolhidos para acolher com segurança músicos e público. E nesse ponto o ICBEU e o Teatro Manauara estão nota 10”.

Para quem toca e quem ouve

A expectativa da Mostra de Música é dar soluções diversas tanto para quem toca, quando para quem escuta. “Há recitais puramente online para aqueles que continuam em casa; há recitais em locais menores; há recital em local maior, tudo transmitido ao vivo. Esse tipo de adaptabilidade da produção dos espetáculos musicais demanda bastante, de pessoal, de expertise e de material, e é aqui que a lei de incentivo entra: para abrir portas e garantir que algo possa ser feito quando tudo parece ser difícil demais para acontecer”, finalizou Bárbara.

A mostra

A mostra será composta de cinco apresentações musicais e uma palestra sobre pais, filhos e a música, que serão também transmitidas ao vivo streaming. A abertura, previamente gravada, será um recital com alunos que estudam violino e violão à distância, devido a localidade onde residem ou devido à pandemia COVID-19.

A mostra é inteiramente gratuita e com classificação livre para todas as idades. Todos os locais de apresentação, têm facilidades para pessoas com deficiência física e idosos e mantém os protocolos para tempos de pandemia da COVID-19.

O concerto ao vivo, com público, está marcado para o dia 10 de dezembro de 2020 às 18h na Galeria do ICBEU – Recital 1. A apresentação terá 60 lugares disponíveis.

Programação

Dia 8 de dezembro de 2020 às 18h Online apenas – Abertura

Apresentação musical de alunos que recebem aulas de violino a distância, seja por localidade ou
distanciamento social devido à pandemia COVID-19.

Dia 10 de dezembro de 2020 às 18h na Galeria do ICBEU – Recital 1 (60 lugares)
Apresentação musical de alunos de violino e/ou violão.

Dia 10 de dezembro de 2020 às 19h na Galeria do ICBEU – Recital 2 (60 l

Publicidade

Leia mais

Secretaria de Cultura e Economia Criativa divulga lista dos classificados no edital de autorização de uso gratuito do Teatro Amazonas

elayne

Quintas e Decanter reúnem arte da degustação de vinhos e experiência com a natureza em happy hour exclusivo

Daly Ruiz

Centro Cultural Palácio Rio Negro celebra 28 anos como centro cultural com programação especial

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais