Conexão Amazônica
AMAZONAS

Governador Wilson Lima lança o programa ‘Agro Amazonas’

Publicidade

Programa vai diversificar matriz econômica do Estado e reforçar o setor primário

O governador Wilson Lima lançou, na tarde desta segunda-feira (14/12), o programa Agro Amazonas, que vai reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica do Estado através do Sistema Sepror. O lançamento ocorreu durante a visita do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que esteve em Manaus para entregar 16 caminhões baú que irão beneficiar 300 agricultores familiares de 16 municípios.

O programa reúne uma série de ações e projetos voltados ao fortalecimento do setor primário, com destaque para regularização fundiária e ambiental, crédito rural, assistência técnica e capacitação de produtores rurais, além de apoio à comercialização e investimentos em infraestrutura, como a recuperação de ramais e vicinais.

“Boa parte do Agro Amazonas é financiado por um recurso de R$ 57 milhões que foi destinado daqueles processos da Lava-Jato, com intervenção do ministro Alexandre de Moraes e também do Governo Federal. Foi importante para que houvesse o encaminhamento desse recurso ao estado e dentre as áreas que nós priorizamos está a questão da regularização fundiária. Serão aproximadamente 16 mil títulos no sul do Amazonas e na região metropolitana”, explicou o governador Wilson Lima.

Ao todo, são 46 projetos da Secretaria de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Os projetos contemplam ações a curto, médio e longo prazos para promover o desenvolvimento sustentável.

“O Agro Amazonas está plantando o futuro, olhando o setor agro como um setor que pode gerar emprego e renda no interior, melhorar o PIB no nosso estado. Sabemos da importância do modelo Zona Franca de Manaus, mas é momento de se diversificar essa matriz, buscar interiorizar o desenvolvimento agroeconômico e o Agro Amazonas vai fazer isso, vai produzir no interior, gerando emprego e renda para o amazonense”, explicou o secretário da Produção Rural, Petrúcio Magalhães Jr.

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, as atividades econômicas do setor primário serão ampliadas com o programa. “O que nós vamos fazer dentro do Agro Amazonas é dar maior dinâmica, velocidade e expansão para essas atividades, garantindo melhor qualidade de vida para o produtor familiar que está lá na ponta, como pescador, extrativista, produtor indígena. Todos terão essa técnica e extensão rural do Idam”, garantiu Cardoso.

ADS – Por meio da Sepror e ADS, o Agro Amazonas vai fortalecer as Feiras de Exposições Agropecuárias em municípios do interior do estado e, também, as feiras de produtos regionais da ADS, que acontecem em 33 municípios.

O diretor da Adaf, Sérgio Litaiff Filho, ressaltou que o Agro Amazonas vai aumentar a participação de produtores rurais no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). “A gente já vem com aumento na adesão do PREME: em 2019 nós tivemos algo em torno de 567 credenciados, em 2020 subimos esse patamar para 905, então a gente entende que o lançamento desse programa Agro Amazonas dará mais credibilidade ainda para os programas e o natural é que aumente a participação de produtores rurais, associações e cooperativas nos programas”, destacou.

O Agro Amazonas contempla, ainda, ações de capacitação e assistência técnica do Idam; fortalecimento das cadeias produtivas, por meio da ADS com iniciativas como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), o Programa de Acompanhamento da Produtividade (Promove) e o Balcão de Agronegócios. Com a Adaf, o programa também vai ampliar ações de defesa sanitária animal e fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos.

FOTOS: Diego Peres e Bruno Zanardo / Secom

Publicidade

Leia mais

Cigás investiu mais de meio bilhão de reais em infraestrutura no Amazonas

elayne

Homem é preso por tráfico de drogas em Barreirinha

elayne

ADS auxilia no transporte de 3,5 toneladas de borracha natural

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais