Conexão Amazônica
ENTRETENIMENTO

ACARÁ-DISCO lança primeiro episódio do projeto de música eletrônica

Publicidade

O primeiro episódio do projeto Acará-Disco já está disponível no YouTube. Pensado para contribuir com a produção de música eletrônica no Amazonas, o projeto tem como idealizadores o deejay Halley Santiago e, também, o produtor cultural Pedro Cacheado. A série é uma trilogia de videoclipes, na qual, três artistas expandem seus sets autorais para além dos computadores e home studios.

O primeiro episódio recebe o nome de ‘Disco-Azul-Marrom’ e traz a apresentação do deejay/idealizador do projeto Halley Santiago. O episódio foi registrado no Teatro Amazonas, um dos maiores ícones da cultura Amazônica. Santiago é amante das vertentes de house/techno, seus sets orgânicos e melódicos trazem sempre uma atmosfera com bastante harmonia. Seu set será uma seleção de músicas autorais de produtores manauaras.

Publicidade

‘O set preparado é uma seleção de músicas autorais de produtores manauaras como, Ranura de la selva, Alonso Melo, Felipe Litaiff, James Saboia e Mazzitelli. São 11 músicas que vão do house ao techno”, explica Dj Halley. Para ele, a importância desse projeto é a valorização da cultura da música eletrônica na região. “Com essa pandemia, sofremos um impacto direto. Poder dar início a esse projeto, é um sonho que se tornou realidade”, afirma.

Produtor executivo e um dos idealizadores do projeto, Pedro Cacheado explica a ideia por trás do ACARÁ-DISCO. “A princípio o enfoque será Manaus e o trabalho de DJs e  produtores da capital. Mas o projeto idealizado por mim e pelo DJ Halley Santiago irá se expandir para todo o Estado. A ideia é essa, estimular a produção da música eletrônica regional”, disse o produtor que também responde pelo marketing e planejamento do projeto.

Identidade amazônica

Além dos DJs, seus sets e as paisagens escolhidas, a identidade amazônica também é vista no nome do projeto que também batiza um peixe da região. O acará-disco é nativo da Amazônia, mas só é encontrado em alguns países da América do Sul.  O nome específico discus refere-se à sua forma discóide, ferramenta analógica indispensável para os deejays, enquanto o seu nome genérico, Symphysodon, é uma palavra grega onde Symphys significa “crescendo em grupo” (um dos principais objetivos deste projeto e se assemelha a palavra synthes (sintetizadores) tão usados na produção da música digital.

O projeto Acará-Disco foi contemplado pelo Edital Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc com apoio do Governo Federal, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Prefeitura de Manaus.

Próximos lançamentos

Os próximos videoclipes serão o episódio Disco-Castanho gravado no Centro Histórico de Manaus,  que trará a deejane/produtora musical Viviane Mendes, assinando como Guillerrrmo, um projeto de acid house/techno iniciado em 2014, com influências de disco, electro, house e techno. A  sonoridade de Guillerrrmo sempre viaja entre grooves orgânicos e batidas retas.

Em seguida, a vez do Disco-Azul com o deejay/produtor musical Matheus Bessa (aka Bess Maze). Gravado no flutuante Abaré, no Tarumã, o set de Bess Maze tem uma identidade musical forte dentro das variantes da house music, músicas sempre muito dançantes e com vocais marcantes, Maze vem conquistando grande notoriedade na cena eletrônica nacional näo se prendendo a rótulos.

Assista o 1° episódio Disco – Azul – Marrom
https://www.youtube.com/watch?v=InUVEYcvogo

Publicidade

Leia mais

Governo amplia horário de shoppings e libera aulas coletivas em academias de Manaus

elayne

Buteco do Gusttavo Lima é sucesso de vendas

elayne

De Boi-Bumbá a música clássica: confira as lives da agenda virtual

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais