Conexão Amazônica
SAÚDE

A UTI Adulto da FCecon conta com 11 leitos, oferecendo atendimento multidisciplinar

Publicidade


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi reformada e recebeu adequações estruturais. As obras foram concluídas na primeira quinzena de dezembro, e seguiram as normas de órgãos competentes, como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre as ações realizadas, estão adequação dos pontos de diálise, de tubulações de instalações prediais e hidráulicas, pintura, verificação de régua de gases, troca de tomadas e instalação de toldos.

“A Fundação Cecon mostra seu compromisso e preocupação em oferecer segurança e as condições adequadas para o tratamento de câncer nesse momento sensível que é o suporte intensivo. Estamos seguindo todas as recomendações dos órgãos especializados. A reforma na UTI do hospital visa, também, humanizar o atendimento aos pacientes, realizando as melhorias que são necessárias”, afirma o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão.

Diálise – Foram realizadas adequações nos pontos de diálise da UTI com as reformas nas tubulações prediais e hidráulicas, seguindo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 50/2002, da Anvisa, explica o gerente de Serviços Gerais da FCecon, Filipe Diego Rodrigues.

“Nas áreas críticas e semicríticas, todas as tubulações devem ser embutidas ou protegidas, de tal forma que permita a perfeita higienização da superfície, sem porem risco a integridade da tubulação. Tubulações de água tratada para hemodiálise devem ser protegidas e acessíveis para manutenção. Fizemos estas adequações que eram necessárias”, disse Filipe Diego.

Iluminação adequada –
Outra melhoria foi a instalação de toldos na parte externa do prédio onde fica a UTI, com o objetivo de proteger os pacientes internados contra o excesso de incidência de luz solar, assim como os equipamentos e medicamentos.

A iluminação natural estabelece, através das janelas, uma importante relação com os usuários da FCecon, e por isso, é necessária. “Devido ao menor contato com a vida cotidiana e estresse associado às doenças, a visão ao exterior representa o elo de ligação com o mundo e é informativa das condições climatológicas e da passagem de tempo. As alterações dos ritmos biológicos são minimizadas com a presença da luz diurna nos espaços da UTI”, destaca Filipe Diego.

Foi feita, ainda, troca de torneiras, pintura das paredes e colocação de azulejos nas pias, além de colocação de divisórias entre os leitos.

Recuperação – Para a supervisora de enfermagem da UTI Adulto da FCecon, enfermeira intensivista Simone Gaynett, as melhorias na estrutura da Unidade de Terapia Intensiva favorecem o paciente para que ele tenha uma boa recuperação.

“Realizamos esta reforma para atender melhor os nossos pacientes de pós-operatório das cirurgias extensas, das complicações pós-quimioterapia e radioterapia, e também das emergências oncológicas. O paciente fica num ambiente mais agradável, mais favorável ao seu tratamento e tudo isso favorece para que o paciente tenha uma boa recuperação”, afirma a enfermeira.

Estrutura – Atualmente, a UTI Adulto da FCecon conta com 11 leitos, oferecendo atendimento multidisciplinar, com nutricionistas, médicos, psicólogos, enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas, aos pacientes oncológicos que necessitam de suporte intensivo em algum momento do tratamento do câncer.

FOTOS: Laís Pompeu

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus vacina profissionais de nove unidades de saúde neste sábado, 23

elayne

Anvisa autoriza fabricação de novo medicamento à base de cannabis

elayne

Estudo encontra vírus que causa a febre do Nilo Ocidental em Minas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais