Conexão Amazônica
SAÚDE

Atendimento na tenda de triagem do HPS 28 de Agosto será realizado por bombeiros

Publicidade


A partir desta terça-feira (05/01), o serviço na tenda de triagem do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto passa a ser gerido por profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A medida da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) visa liberar os profissionais que estão atuando nas tendas para reforçar a assistência médica dentro da unidade.

Serão ao todo 37 profissionais da corporação, sendo sete médicos, 14 enfermeiros e 16 técnicos de enfermagem, que trabalharão em regime de plantão, das 7h às 22h, diariamente, executando a triagem dos pacientes que procuram atendimento com sintomas de Covid-19.

“A secretaria tem um Plano de Contingência da Covid-19 e, neste processo, estamos fortalecendo, hoje (05/01), especificamente a tenda do 28 de Agosto, que será uma tenda de segregação de pacientes, onde os bombeiros assumem o protagonismo na atenção da triagem dos pacientes”, explica o secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem contado com o apoio dos profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros, aprovados no concurso público de 2009. Os profissionais foram atuantes no Hospital de Combate à Covid-19, e atualmente prestam assistência na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e no atendimento especializado ambulatorial da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidades pertencentes à rede estadual de saúde.

Ampliação – Com o aumento da demanda de hospitalizações pelo novo coronavírus (Covid-19) em Manaus, a rede estadual de saúde segue reorganizando a rede de assistência na capital amazonense.

Em dois meses, houve um acréscimo de 141% na oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.103 leitos. Na UTI, o aumento de leitos foi de 125% até a terça-feira (05/01), saindo de 120 no início do plano, em novembro, para os atuais 270.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Publicidade

Leia mais

Ministério da Saúde suspende uso da vacina de Oxford em grávidas

elayne

Prefeitura de Manaus oferta vacina contra Covid-19 neste sábado, 19/8, em nove pontos

elayne

Boletim Epidemiológico de Covid-19 aponta 1.342 novos casos no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais