Primeiro desafio dos atletas amazonenses será o Campeonato Norte/Nordeste da modalidade, previsto para fevereiro de 2020, em Manaus
A Seleção Amazonense de Basquetebol em Cadeira de Rodas já se prepara para a disputar o Campeonato Norte/Nordeste da modalidade, em fevereiro. A equipe foi formada após uma seleção realizada no final de novembro, em que os foram selecionados os 12 atletas que vão compor o time. A seletiva, que foi organizada pela Federação de Esportes Paralímpicos do Estado do Amazonas (Fepam), contou com o apoio da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
Participaram do processo de seleção atletas da Adefa de Manaus e de municípios como Itacoatiara, Silves, Presidente Figueiredo. Além da seletiva, realizada na Arena Amadeu Teixeira, aconteceram também as disputas da Copa Arnaldo Santos de Basquetebol em Cadeira de Rodas. A final da competição acontece no dia 14 de dezembro, às 21h, na Escola GM3, em Autazes, município distante 113 quilômetros da capital.
Com previsão para ser realizado em fevereiro de 2020, em Manaus, o primeiro desafio da Seleção Amazonense será o Campeonato Norte/Nordeste de Basquetebol em Cadeira de Rodas, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete da modalidade (CBBC). Para o professor Rildo Leão, técnico da equipe, o tempo de preparação é curto, mas as expectativas são as melhores.
“Selecionamos os atletas e temos muito trabalho pela frente. Na equipe, creio que 70% já praticava a modalidade, e os demais serão trabalhados para desenvolverem melhor a parte técnica. Temos pouco tempo, mas acredito que conseguiremos fortalecer o grupo”, afirmou.
De acordo com o presidente da Federação de Esporte Paralímpicos do Estado do Amazonas (Fepam), Getúlio Filho, a seletiva foi bem disputada, e o resultado, gratificante. “Foi um momento único e que rendeu bons frutos, pois conseguimos reunir vários atletas da modalidade para o processo de seleção. Além disso, foi possível também dar início a parcerias com empresas particulares, que decidiram ajudar no desenvolvimento do esporte”, destacou.
Inclusão – Com treinos duas vezes por semana, às segundas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 16h, na Arena Amadeu Teixeira, a modalidade está aberta para a participação de qualquer pessoa cadeirante que se interesse em praticar o esporte. De acordo com Rildo Leão, que atua na área há bastante tempo, a procura pela modalidade tem crescido nos últimos meses.
“Voltamos com os treinos na metade de 2019 e, desde lá, percebi uma procura maior pela modalidade, assim como a evolução dos atletas que a praticam. Espero que o basquetebol em cadeira de rodas continue crescendo no Amazonas e possa vir a ser, um dia, um esporte de referência no estado”, ressaltou.