Conexão Amazônica
GERAL

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais

Publicidade

A partir desta segunda-feira (25/01), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) irá suspender todos os seus serviços presenciais, inclusive os que ainda funcionavam em caráter emergencial. Até o próximo dia 31 de janeiro, os atendimentos serão realizados apenas por meio eletrônico (telefone e internet), porém somente para orientação aos usuários e realização de serviços feitos 100% pelo site do Órgão.

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar. No caso da liberação de veículos, é necessário agendamento pelo (92) 3643-0083.

Publicidade

O serviço de primeiro emplacamento também será mantido, mas somente para os casos que envolvam veículos que fazem o transporte de alimentos, bebidas, combustíveis, itens de higiene e limpeza, gases, equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos, insumos médico-hospitalares e produtos da área da segurança, como determina o Decreto Governamental nº 43.303.

Fora esses casos, nenhum atendimento presencial será realizado pelo Detran-AM no período de 25 a 31 de janeiro.

Clínicas, CFCs e vistoria – Nesse período, o atendimento das clínicas médicas, dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) também permanece suspenso.

Os estabelecimentos podem apenas realizar atividades na modalidade teletrabalho, ou seja, as clínicas e as ECVs podem atender por telefone para realizar agendamento para o período após as restrições do Decreto nº 43.303.

Já os CFCs, popularmente conhecidos como autoescolas, poderão manter as turmas já iniciadas para aulas remotas, desde que o instrutor ministre a exposição de sua residência, via plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo Detran-AM em parceria com a empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

Prazos – Conforme já havia sido divulgado, alguns prazos para serviços de veículos, habilitação e infrações de trânsito foram alterados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a pedido do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

São eles:

• As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), as Permissões Para Dirigir (PPDs) e as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACCs) vencidas entre 1º e 31 de janeiro de 2021 poderão ser renovadas até 1º de março de 2021. Nesse período elas serão consideradas válidas;

• As CNHs, PPDs e ACCs vencidas entre 1º e 31 de janeiro de 2020, e que ganharam novo prazo para renovação por conta da Resolução nº 805 do Contran, também poderão ser renovadas até 1º de março de 2021. Nesse período elas serão consideradas válidas;

• Todos os veículos novos adquiridos entre 6 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021 poderão ser registrados e licenciados até 1º de março de 2021;

• O condutor que recebeu uma Notificação de Infração (NA) ou uma Notificação de Penalidade (NP) entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2021 tem até 1º de março de 2021 para se manifestar junto ao Detran-AM; e

• Os processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação de CNH com prazo final para apresentação de recurso, compreendidos entre os dias 6 e 31 de janeiro de 2021, ficam prorrogados até 1º de março de 2021.

Além das mudanças nos prazos promovidas pelo Contran, o Detran Amazonas também vai garantir a seus usuários a isenção da multa por atraso de transferência para quem assinou o CRV, o antigo DUT, entre 6 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

Mais detalhes podem ser conferidos na Portaria nº 07/2021, disponível no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br).

Publicidade

Leia mais

Vandalismos em sinalização causam prejuízo de R$ 11 mil aos cofres municipais

elayne

Unicef e Aldeias SOS doam kits de higiene, máscaras e rádios analógicos para acolhidos venezuelanos

elayne

Prefeitura de Manaus intensifica trabalhos em redes de drenagem profunda na zona Leste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais