Conexão Amazônica
GERAL

Saiba como acontece a flacidez das pálpebras e qual a solução para o problema

Publicidade

O envelhecimento (curso natural da vida), somado à exposição solar e à falta de hidratação são as principais razões para a flacidez das pálpebras. A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), explica que com o passar do tempo, a composição da pele se altera. 

“No caso da pele das pálpebras, ao perder a espessura e a elasticidade, ela fica com aspecto de sobra. Sob a pele existem outras estruturas, músculos muito finos e um depósito de gordura que serve para acomodar o globo ocular. Essa gordura é contida por uma membrana que também perde sua qualidade e acaba saindo um pouco do lugar: são as bolsas palpebrais”, explica Beatriz.

Abaixo você entende mais sobre esse processo e conhece o método recomendado para retardar a flacidez das pálpebras.

Cirurgia, cuidados e procedimentos!

Quais os cuidados que devemos ter com as pálpebras?

Pele hidratada e protegida do sol é sempre o mais indicado. A hidratação protege a pele e pode, sim, mantê-la com melhor aspecto.

Quais problemas a blefaroplastia é capaz de resolver?

A blefaroplastia, cirurgia plástica para levantar as pálpebras, mudou muito nos últimos anos. Hoje em dia, temos uma conduta mais conservadora: em vez de retirar volume, reposicionamos os tecidos. O diagnóstico é muito importante. O aspecto cansado e triste pode ser devido à queda do supercílio associado à protrusão de bolsas palpebrais e sobra de pele. Se todas essas estruturas não forem tratadas em conjunto, não ficará bom.Erro muito comum em blefaroplastia (cirurgia estética das pálpebras) é retirar o excesso de pele sem levar em consideração a posição das sobrancelhas. Foto: Shutterstock

Erro muito comum em blefaroplastia (cirurgia estética das pálpebras) é retirar o excesso de pele sem levar em consideração a posição das sobrancelhas. Foto: Shutterstock

Como é feita a cirurgia de blefaroplastia?

Como toda a cirurgia, deve ser feita em ambiente de centro cirúrgico bem equipado e com segurança para o paciente. O momento mais importante da cirurgia é a marcação do que deve ser tirado ou reposicionado, que é feita antes da cirurgia com o paciente acordado, em posição sentada. É feita infiltração de solução com adrenalina que diminui o sangramento durante a cirurgia e as ecmoses (roxos) no pós-operatório. O paciente normalmente sai do hospital ou clínica no mesmo dia.

Como é a anestesia?

Pode ser feita sob anestesia local, local com sedação ou geral.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia dura de 1 a 3 horas, dependendo do que será feito.

Com que idade é indicada a cirurgia?

 Outra mudança que ocorre é no caso da pálpebra superior que, além da alteração da pele e da protrusão das bolsas, pode ser piorada pela queda do supercílio. Foto: Shutterstock

Qual o tempo de recuperação?

Muito individual. Depende da cirurgia a ser realizada e de cada paciente. Não é muito doloroso, mas há sempre bastante edema e o roxo é variável. Muito importante: nos primeiros dois dias após a cirurgia, o paciente permanecer em repouso, com compressas frias sobre os olhos.

O local fica dolorido após a cirurgia?

Fica desconfortável e um pouco dolorido. Por causa do inchaço, o desconforto é grande nos primeiros dias. As compressas aliviam bastante. No dia seguinte da cirurgia, o edema é grande e o aspecto muito feio; do terceiro para o quarto dia esse aspecto melhora muito, os pontos são retirados normalmente no quinto dia.

E quanto à cicatriz?

As cicatrizes quase sempre ficam imperceptíveis, a cicatriz da pálpebra superior é colocada na dobra de pele já existente e a da pálpebra inferior sob os cílios.

Consultoria: Beatriz Lassance, Cirurgiã Plástica

Publicidade

Leia mais

Com este “Novo Normal” muitas mães buscam hábitos saudáveis com o objetivo de uma qualidade de vida melhor

elayne

Vacinação no Studio 5 e nas UBSs Japiim e Vicente Palotti está suspensa nesta terça, 16

elayne

SES-AM incentiva coleta de leite materno na Semana de Doação

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais