Conexão Amazônica
SAÚDE

Governo do Amazonas recebe duas mil doses da vacina AstraZeneca contra a Covid-19

Publicidade

Remessa faz parte das 78 mil unidades previstas para o estado, que aguarda ainda a entrega de 42 mil vacinas da CoronaVac

O Governo do Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (24/02), o quantitativo de duas mil doses de vacina contra a Covid-19 do tipo AstraZeneca, do Ministério da Saúde. A remessa dos imunizantes, importados da Índia, é a primeira entregue ao estado, das 78 mil doses previstas para atender a população nessa quinta fase de distribuição nacional.

Publicidade

Nos próximos dias, além do restante das doses da AstraZeneca, o governo também receberá 42 mil vacinas do tipo CoronaVac. Somando os dois lotes de vacinas a serem repassados ao Amazonas, o estado terá mais 120 mil doses de imunizantes disponíveis para vacinação, sendo definido pelo Fundo Estratégico que 86.667 doses, desse total, serão destinadas para pessoas de 60 a 69 anos.

“Hoje o Estado recebeu duas mil doses da vacina AstraZeneca e no decorrer da semana nós estamos aguardando receber as demais doses da vacina. É importante ressaltar que, ao recebermos as vacinas, estaremos distribuindo posteriormente para os municípios realizarem a vacinação desses idosos. Essa população de 60 a 69 têm um risco de adoecer, agravar o quadro e pode evoluir para óbito. Por isso esse grupo prioritário nesse momento”, explicou a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Ângela Desireé.

As doses da AstraZeneca foram transportadas da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e desembarcadas na capital amazonense na manhã desta quarta-feira, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Os imunizantes foram levados para armazenamento na FVS-AM para posterior distribuição.

Grupos prioritários – Conforme o Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS), nesta primeira fase da vacinação, está prevista a imunização de pessoas que estejam nos seguintes grupos prioritários: povos indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, além de pessoas institucionalizadas com deficiência.

Os grupos prioritários vêm sendo convocados desde o início da campanha, em 19 de janeiro. Em todo o Estado, já foram aplicadas 256.050 doses de vacina até esta quarta-feira (24/02), sendo 224.978 de primeira dose e 31.072 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM).

Até o momento, o Amazonas recebeu 555.044 doses de vacina contra a Covid-19. Desse total, 554.670 doses já foram entregues e 374 doses estão programadas para serem entregues.

Vacinação – O Ministério da Saúde deu início à distribuição de mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para ampliar ainda mais a vacinação no Brasil entre o fim de fevereiro e o início de março. Todos os estados e Distrito Federal começam a receber 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca importadas da Índia e 1,2 milhão de doses do imunizante do Instituto Butantan.

Com esse novo lote, o Ministério da Saúde já distribuiu aos estados e Distrito Federal mais de 15 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, desde o dia 18 de janeiro. Até julho, a pasta prevê o envio de mais de 200 milhões de doses, vacinando, assim, 50% da população brasileira.

Conforme o terceiro informe técnico da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde, a vacina AstraZeneca corresponde à entrega da primeira dose, enquanto a segunda será distribuída em outro momento, já que o imunizante possui um prazo maior para realizar a outra aplicação.

A nova remessa do Instituto Butantan, a CoronaVac, corresponde às duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose, para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

Publicidade

Leia mais

Vacina da UFMG pode ser usada como reforço

elayne

Hepatite misteriosa em crianças não tem relação com a vacina contra a Covid-19, afirma infectologista da Hapvida

Daly Ruiz

Laboratório de análises clínicas da FCecon tem novo posto de coleta de amostras biológicas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais