Conexão Amazônica
SAÚDE

Agentes comunitários vão intensificar busca ativa de casos de Covid-19 e síndromes gripais

Publicidade

Prefeitura de Manaus está capacitando 1.200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) com foco na intensificação da busca ativa de casos suspeitos de Covid-19 e outras síndromes gripais. O prefeito de Manaus, David Almeida, explica que os ACSs são estratégicos para a identificação precoce de casos frente a um problema sanitário mundial, que exige ações assertivas do poder público. “A busca ativa é um apoio fundamental, porque os agentes comunitários vão priorizar os grupos de risco, trabalhando para que sejam logo atendidos em um esforço para impedir a forma grave da doença”, destaca.

A capacitação, iniciada nesta quarta-feira, 24/2, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde. A diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Sonja Ale Farias, informa que o curso vai fortalecer o trabalho já realizado pelos agentes comunitários. “Estamos usando essa estratégia para descobrir precocemente os casos de Covid-19 e síndromes gripais, para o diagnóstico e o tratamento precoces. Além de verificar a situação do usuário, o ACS também analisa a situação de toda a família dele”, explica.

Equipamentos

A Opas, em conjunto com o Ministério da Saúde, fez a doação de equipamentos para auxiliar na identificação de sinais e sintomas de síndromes gripais e Covid-19 durante a busca ativa, como oxímetros (que permitem saber a quantidade de oxigênio presente no corpo do paciente), termômetros e coletes de identificação, para os profissionais de saúde que atuam na ponta do sistema.

A aula inaugural da capacitação dos ACSs aconteceu no auditório Deodato de Miranda Leão, da Semsa, zona Centro-Sul, com a participação de representantes de departamentos, gerentes, técnicos de Educação Permanente dos Distritos, respeitando as medidas sanitárias de proteção. A dinâmica da formação seguirá de maneira remota, para alcançar a totalidade dos agentes comunitários, por meio de videoaulas a serem disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esap, devido ao cenário epidemiológico atual. O curso é composto de duas videoaulas e notas técnicas da Semsa, que fundamentam a atuação dos profissionais de saúde da ponta.

Fluxo

A busca ativa será realizada por meio de visitas domiciliares ou ligações telefônicas (no caso de agentes comunitários que integram o grupo de risco) e vai contemplar grupos de idosos, mulheres grávidas, portadores de doenças e agravos crônicos, obesos e demais usuários.

Ao fazer contato com esses grupos, o ACS aplica um questionário para identificação de sinais e sintomas compatíveis com síndromes gripais e Covid-19, orientando os usuários conforme a situação apresentada. Os dados são registrados no sistema e-SUS Notifica. Os casos suspeitos e confirmados são encaminhados às unidades de saúde, conforme o estágio da doença.

Há 21 anos atuando como agente comunitária, no Distrito de Saúde (Disa) Norte, Maria Isolina Pereira Rodrigues explica que a capacitação mostrou a importância da aplicação do check-list, que reúne uma série de perguntas sobre o estado de saúde do usuário no trabalho que realiza, focadas na identificação de síndromes gripais e Covid-19. “São perguntas como ‘você está com gripe? teve febre? o nariz está escorrendo?’, que permitem que a gente ajude no encaminhamento desse usuário para a rede. Às vezes são sintomas que não parecem Covid-19, mas depois a doença é confirmada, por isso é muito importante essa capacitação”, assegura.

Texto –  Tânia Brandão/Semsa

Publicidade

Leia mais

Segundo Centro Municipal de Testagem para Covid-19 de Manaus começa a funcionar nesta quarta, 19/1

elayne

Terceira dose da vacina contra Covid é liberada para jovens de 12 a 17 anos imunossuprimidos em Manaus

elayne

Em tempos de pandemia, cuidados com a tuberculose precisam ser redobrados, alerta pneumologista

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais