Conexão Amazônica
GERAL

Escolas participam de curso de capacitação quanto às medidas sanitárias de prevenção da Covid-19

Asian woman hand using wash hand sanitizer gel dispenser automatic machine for prevent Coronavirus
Publicidade

Professores e gestores de 60 instituições de ensino participaram nesta sexta-feira (12) do curso on-line “Vigilância ativa nas escolas e medidas de segurança no retorno presencial da educação infantil”. Promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), a capacitação buscou reforçar entre associadas a importância do protocolo de biossegurança para que, assim como no ano passado, o ambiente escolar continue sendo um espaço seguro para os alunos, professores e demais colaboradores.

Medidas de distanciamento social, de sanitização de ambientes e de monitoramento de casos suspeitos foram algumas das orientações que fizeram parte do curso, ministrado pela enfermeira Evelyn Campelo, que faz parte da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

“O Sinepe-AM está alinhado com a FVS-AM, recebendo as orientações e tirando as dúvidas dos seus associados. Essa parceria tem trazido segurança tanto aos profissionais de educação quanto aos pais, por nos dar a certeza de que estamos agindo de acordo com as normas e recomendações dos órgãos de saúde competente”, informou a vice-presidente do Sinepe-AM, Laura Cristina Vital.

Em conjunto com a FVS-AM, o Sinepe-AM estabeleceu recomendações para a volta às aulas presenciais. Entre as medidas, está a lotação das salas de aula limitada a 50% da capacidade, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras ocupadas, evitar aglomeração, contato físico e compartilhamento de materiais entre alunos, além da disponibilização do álcool 70%, uso de máscaras individuais, limpeza e desinfecção de sapatos, de materiais escolares e da escola.

Além disso, alunos, educadores e colaboradores que apresentarem sintomas serão afastados e retornarão apenas após a liberação médica. “Assim como no ano passado, neste ano letivo a FVS receberá semanalmente, das escolas privadas, formulários informando ocorrências ou não de casos da Covid-19. Dessa forma, o órgão tem o controle dos casos, acompanha a doação dos protocolos e traça novas estratégias de prevenção”, disse a vice-presidente do Sinepe-AM.

Publicidade

Leia mais

Buscas pelo paraquedista Luiz Cardelli continuam nas proximidade da Ponte Rio Negro

elayne

Prefeitura de Manaus realiza encerramento do projeto ‘Bem Viver Família AVA’

elayne

Prefeitura encerra curso de bolos caseiros para alunos no Parque Municipal do Idoso

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais