Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Kits ‘Merenda Escolar’ garantem alimentação de qualidade a alunos da rede municipal

Publicidade

Com aproximadamente 16,2 mil kits “Merenda Escolar” distribuídos, a Prefeitura de Manaus garante aos alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além da manutenção do ensino com o projeto “Aula em Casa”, uma alimentação de qualidade. Cada kit é composto por achocolatado, biscoitos doce e salgado, macarrão, arroz, açúcar, feijão, polpa de frutas, frango, carne ou peixe e temperos. Nas creches há o acréscimo ainda do leite Nestogeno.

Cada kit custa entre R$ 66 e R$ 80. Até o momento, mais de 2.600 alunos da zona ribeirinha já foram beneficiados, aproximadamente oito mil da zona rodoviária e 5.300 kits começaram a ser distribuídos para as crianças das creches municipais.

Publicidade

De acordo com o diretor da subsecretaria de Infraestrutura e Logística (Infralog), da Semed, Mário Jorge Oliveira de Paula Filho, o principal objetivo da prefeitura é manter o fluxo de aprendizagem dos alunos, e assegurar também a alimentação enquanto estão em casa.

“O projeto ‘Nossa Merenda’, com os cartões, tinha data de início e fim, estamos na reta final das entregas. Já foram distribuídos 190 mil cartões, restam apenas 60 mil para serem entregues.  E já em janeiro começamos a distribuir os kits merenda escolar, conforme a orientação do prefeito David Almeida, que garante de fato que a criança receberá uma alimentação de qualidade”, afirmou.

De acordo com a nutricionista da Semed, Lorena Nascimento, a elaboração dos kits foi feita de acordo com a resolução nº 02/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), observando a quantidade de alimento por aluno, adequada à faixa etária, conforme o período que o estudante estaria sendo atendido na unidade escolar.

“O kit foi elaborado respeitando a qualidade nutricional e os hábitos alimentares da região, sendo composto por alimentos minimamente processados. Salientando que os itens que compõem o kit apresentam os nutrientes necessários para manter e contribuir para o desenvolvimento saudável dos estudantes”, pontuou Lorena, que acrescentou que os produtos já compõem o cardápio de acordo com a modalidade de ensino da rede municipal.

“São gêneros alimentícios básicos, que apresentam maior durabilidade e qualidade nutricional adequada e que proporcionam maiores quantitativos de preparações”, completou.

Legislação

A distribuição dos kits “Merenda Escolar” tem como base a lei federal n° 13.987/2020 – que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica – combina com a resolução n° 02/2020, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que possibilita as secretarias de Educação a entregarem os kits de merenda escolar em substituição à alimentação servida nas unidades de ensino. Os alimentos serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal, enquanto durar o regime de aulas remotas.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Alex Pazuello / Semed

Publicidade

Leia mais

Escolas da rede municipal de ensino têm 134 projetos científicos aprovados em edital da Fapeam

elayne

Canais para exibição de aulas na TV da rede estadual já estão disponíveis para sintonização

elayne

Escola João Goulart será totalmente reconstruída pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais