Conexão Amazônica
SAÚDE

Diagnóstico precoce de câncer colorretal aumenta sobrevida de pacientes em 95%

Publicidade


No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Intestino, comemorado neste sábado (27/03), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta a taxa de sobrevida do paciente para 95%, nos primeiros cinco anos.

O câncer de intestino será o assunto da live com o médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo da Fundação Cecon, Sidney Chalub, que ocorrerá na próxima terça-feira (30/03), às 11h. A transmissão será pelo Instagram da unidade hospitalar (@fcecon.am). Na ocasião, serão tratados sobre os fatores de risco, prevenção, sinais e sintomas da doença.

A live acontece em alusão ao “Março Azul” – mês de conscientização contra o câncer colorretal. A data foi instituída pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), e tem como objetivo informar e educar a população sobre esse tipo de câncer.

Incidência – O câncer de intestino é o segundo tumor cancerígeno que mais mata homens e mulheres no Brasil, e acomete pacientes com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família. No país, a doença atinge mais de 40 mil pessoas por ano e, hoje, a chance de uma pessoa a desenvolver é de 4,3%, conforme pontua o chefe do serviço de Endoscopia da Fundação Cecon, Marcelo Tapajós.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para o Amazonas 230 casos novos por ano, sendo 120 em homens e 110 em mulheres.

Tecnologia – Marcelo Tapajós diz que, frente a esses números e incidência, busca-se alertar a população, os profissionais de saúde, os gestores e tomadores de decisão para o diagnóstico e tratamento precoce. Ele destaca que novas tecnologias, como aparelhos de endoscopia que permitem a identificação e o tratamento de lesões, de forma segura e eficaz, têm contribuído muito.

Doença – O câncer de intestino, salienta Chalub, também é chamado de câncer colorretal (cólon e reto), e grande parte desses tumores inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. ”Essa região é a porção média do intestino grosso, local onde os pólipos se transformam em câncer, quando associados à predisposição genética e hábitos não saudáveis”, informa.

Fatores de risco – A retocolite ulcerativa – inflamação do intestino que causa cólicas e diarreia – é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal, assim como a doença de Crohn – inflamação crônica que afeta todo o sistema digestivo, que compromete todas as camadas da parede intestinal, conforme Sidney Chalub.

Em geral, segundo ele, as causas também estão ligadas à prática de hábitos não saudáveis como sedentarismo; excesso de alimentos industrializados, principalmente carnes processadas que possuem alto teor de gordura; tabagismo e alcoolismo; e pouca ingestão de alimentos ricos em fibras.

Diagnóstico – A identificação é feita por meio da colonoscopia, retossigmoidoscopia – exame minimamente invasivo que analisa todo sistema colorretal –, exame de toque retal e pesquisa de sangue nas fezes.

Sintomas – Os principais sintomas são presença de sangue nas fezes, dor e cólica na barriga, sensação de que o intestino não é completamente esvaziado, perda de peso rápida e não intencional, anemia, cansaço e fraqueza.

Tratamento – O tratamento pode ser endoscópico com a remoção do tumor por meio da colonoscopia ou, nos casos mais avançados, pode ser necessário cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

FOTO: Arquivo FCecon

Publicidade

Leia mais

Seap viabiliza vacinação de presos da Unidade Prisional do Puraquequara contra a gripe H1N1

Elaine Marques

Olhos, muito exigidos pelas várias telas na quarentena, precisam de descanso

Elaine Marques

Mais de mil Dispositivos Intrauterinos (DIU) foram implantados no interior do Amazonas

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais