Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual recriam símbolos pascais em forma de mosaicos

Publicidade

Atividade teve como objetivo aproximar os jovens da história da Páscoa

A técnica do mosaico foi o método utilizado por alunos dos 4º e 5º anos da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis, zona sul de Manaus, para dar vida aos símbolos pascais, em atividade alusiva à Páscoa, celebrada no próximo domingo (04/04). Ao todo, 140 estudantes, com idades de 9 e 10 anos, participaram do projeto, que teve como objetivo aproximar os jovens da história da festividade religiosa.

A atividade foi idealizada pela professora de Artes Visuais, Susy de Azevedo, que, diretamente de Manacapuru, distante 68 quilômetros da capital, gravou e disponibilizou ao grupo aulas teóricas e práticas com os conteúdos sobre Arte Mosaico e os símbolos pascais. Por meio da plataforma Google Classroom e do aplicativo WhatsApp, os alunos tiveram acesso aos registros e deram início à produção dos mosaicos.

“O momento é propício para o tema, a partir de uma técnica muito trabalhada na Antiguidade, a [técnica] mosaica, que é a união de pequenos pedaços de ladrilhos, surgindo, assim, uma imagem. Procurei trabalhar o conteúdo com o que estamos vivendo agora, que é a época da Páscoa”, afirmou a professora de Artes Visuais.

De acordo com ela, a iniciativa foi bem recepcionada por parte dos estudantes e dos pais/responsáveis. Para realizarem o trabalho, os alunos tiveram que se utilizar de emborrachado, casca de ovo, pedaços de papéis coloridos, bolinhas de papel e miçanga, dentre outros itens.

“Na ausência desses materiais, a orientação foi que poderiam realizar os desenhos em seu caderno, em uma folha de A4, ou que os imprimissem e, a partir da produção das linhas aleatórias, formando uma geometria, aplicassem a tinta, os lápis de cores ou pincéis atômicos”, pontuou Susy.

Conforme a professora, atividades como essa são importantes porque não apenas aproximam o estudante dos conteúdos trabalhados como também destacam o talento do aluno, que merece ser reconhecido. “São trabalhos que merecem ser apresentados, destacados e, principalmente, incentivados. Que através da arte possamos evidenciar e motivar cada vez mais nossos jovens talentos”, acrescentou.

Aproximação – Para a gestora da EETI Machado de Assis, Josiane Costa, a atividade foi mais que satisfatória, porque, além de resultar em belos trabalhos, aproximou os pais e os estudantes durante o ensino remoto.

“Acredito que projetos atraentes e diferenciados, no período de aulas não presenciais, despertam no aluno maior interesse na realização das atividades. Fora isso, a professora Susy planeja seus trabalhos para que o discente use materiais do seu cotidiano, fazendo com que eles se envolvam e participem mais”, finalizou a gestora.

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

Publicidade

Leia mais

Estudantes contam como usaram o Enem para estudar fora do Brasil

elayne

Alunos da Prefeitura de Manaus participam da 3ª edição da Feira Amazonense de Matemática na Ufam

elayne

Com exclusividade, Literatus oferece cursos nas áreas de marketing digital, gestão, design e tecnologia

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais