Conexão Amazônica
GERAL

Transparência e economicidade determinam melhorias em sistema de compras do município

Publicidade

Com o objetivo de garantir a transparência e aumentar a economicidade nos processos de licitação e aquisição de materiais e serviços executados pela Prefeitura de Manaus, melhorias para o sistema “Compras Manaus” foram discutidas entre gestores do município e especialistas em soluções tecnológicas, numa reunião realizada nesta sexta-feira, 9/4, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Gerido pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Unidade Gestora de Compras Municipais (UGCM), o sistema atua no gerenciamento de aquisições em todas as modalidades de licitação previstas em lei e é composto por diversos módulos em sua estrutura, como catalogação de materiais e serviços, catálogo de fornecedores, gerenciamento de processos licitatórios, banco de preços, registro de preços, entre outros.

“O alinhamento e o reforço de trabalhos intersetoriais entre a UGCM/Semad e demais áreas de gestão do município de Manaus é uma ação contínua dos trabalhos, projetos e metas propostas pelo prefeito David Almeida, que nos dá todo o apoio com direcionamentos pautados em transparência e economia aos cofres públicos”, ressaltou o secretário da Semad, Ebenezer Bezerra.

A reunião tratou dos ritos de procedimentos de aquisições, que vão desde a licitação – realizada pela Comissão Municipal de Licitação (CML) – até a contratação, recebimento e estoque de material. Toda a cadeia de suprimentos passa pelos sistemas que compõem a UGCM, cujo papel se volta a propor estratégias e ações para eliminar ineficiências nas aquisições de produtos e bens, para todas as unidades administrativas do município.

“A UGCM está fazendo um trabalho de interação com as secretarias, para que elas conheçam como se dá a execução do trabalho da unidade e possam contribuir com melhorias. O diálogo entre as secretarias é fundamental, para que a UGCM consiga identificar o todo da municipalidade e suas necessidades, para então agir com respostas imediatas”, destacou o coordenador da UGCM, Ivan Correia. 

A partir da apresentação dos procedimentos licitatórios, melhorias tecnológicas foram propostas pelos presentes. Participaram da reunião representantes do CCC, da Controladoria Geral do Município (CGM) e das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Educação (Semed); de Saúde (Semsa); e de Infraestrutura (Seminf).

Texto – Adrisa de Góes / Semad

Fotos – Adrisa de Góes / Semad

Publicidade

Leia mais

Novembro Roxo: Maternidades iniciam programação em alusão ao mês da prematuridade

elayne

Sedecti participa de programação da Suframa em Campinas

elayne

Proprietário e gerente de bar são detidos em ação da Central Integrada de Fiscalização

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais