Conexão Amazônica
GERAL

Restaurantes populares do Governo do Amazonas alertam usuários sobre cuidados com a ‘Saúde Social’

Publicidade

Saúde Social. Esse é um dos temas trabalhados neste mês de abril, durante as palestras da campanha educativa que acontece nos Restaurantes e nas Cozinhas Populares mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). O tema abrange diversas atividades para o bem-estar mental, espiritual e social.

Na última quarta-feira (14/04), no Restaurante Popular da Compensa, zona oeste da de Manaus, as assistentes sociais Jane Corrêa e Erica Pinheiro, que atuam como facilitadoras do projeto “Alimentação Adequada”, explicaram sobre a importância de cuidar da saúde, seja do ponto de vista físico ou mental. A hipertensão foi o tema principal da palestra, mas chamou atenção dos usuários a abordagem sobre a Saúde Social.

Publicidade

“Cuidar da saúde não é só comida, atividade física. Principalmente para o idoso, é necessário também cuidar da Saúde Social, que é a realização de diversas atividades para fortalecer os vínculos, as amizades, combater a solidão, a depressão. Saúde é um conjunto, saúde é qualidade de vida e não é ausência de doença. E qualidade de vida é mental, espiritual e social”, destaca Jane Corrêa.

Onde encontrar – De acordo com a assistente social, os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) são espaços públicos onde é possível ter acesso à Saúde Social gratuitamente. Tais locais oferecem atividades de convivência, cultura, esporte, lazer e cursos.

“Nos centros de convivência existem atividades direcionadas tanto para as famílias quanto para os idosos. Por causa da pandemia, esses espaços estão fechados e sem atividade presencial no momento, mas mesmo assim é possível solicitar atendimento psicológico on-line”, disse Jane Corrêa.

Garantia à Alimentação – Sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/Seas), via Gerência de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (GADSAN), as refeições servidas nos restaurantes populares fazem parte do “Projeto de Fortalecimento da Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada”, e custam o preço simbólico de R$ 1. A refeição é subsidiada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada. O cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outros). Os restaurantes populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Já as sopas servidas gratuitamente nas cozinhas populares são custeadas pelo Governo do Estado. Os sabores são variados, como sopa de carne, de mocotó e de feijão, entre outras. A distribuição acontece de segunda-feira até sábado, a partir das 12h.

Restaurantes Populares
> Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)
> Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic).
> Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa.
> Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques).

Cozinhas Populares (Sopões)
> Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante (esquina com Rua 2).
> Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro (esquina com a Rua Amazonas).
> Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga Rua Plácido – Invasão da Carbrás).

FOTOS: Divulgação/Seas

Publicidade

Leia mais

Centrais do ‘Leite do Meu Filho’ recebem usuários com letras iniciais de S a Z nesta segunda, 27/3

elayne

Prefeitura entrega laudos de alunos da educação especial em escola da zona rural

elayne

Bolsonaro entrega medida provisória para privatização da Eletrobras

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais