Conexão Amazônica
SAÚDE

Butantan deve mudar bula da CoronaVac para evitar desperdícios

Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.
Publicidade

Segundo o instituto, o objetivo é orientar os profissionais da saúde sobre as melhores práticas para extrair o máximo do imunizante

O Instituto Butantan informou nesta sexta-feira (16) que pretende atualizar a bula do CoronaVac. As mudanças devem ajudar a minimizar as perdas na extração das doses do imunizante nos postos de vacinação.

Segundo o instituto, o objetivo é orientar os profissionais da saúde sobre as melhores práticas para evitar desperdício. “Nós entendemos que há três elementos fundamentais para conseguir tirar as dez doses: a agulha preconizada, de 25 mm, a seringa preconizada, que é de 1 ml, e a posição vertical na hora de aspirar as doses”, explica o diretor de qualidade do Butantan, Lucas Lima.

Além disso, é preciso extrair o líquido na altura dos olhos, para que seja possível determinar com precisão o volume dentro da seringa, informou o Butantan.

Nas últimas semanas, alguns municípios relataram sobre o recebimento de frascos de CoronaVac com conteúdo menor do que o previsto, de 5,7 ml. De acordo com os relatos, os frascos rendiam menos doses do que as dez indicadas.

Todas as denúncias foram investigadas pelo Butantan que, em conjunto com a Vigilância Sanitária, determinou que não há qualquer variação no volume dos frascos do imunizante, e que a quantidade de líquido contida nele é suficiente para a extração de dez doses.

Publicidade

Leia mais

Unidades prisionais de Manaus começam a receber vacina contra a H1N1

elayne

Unidades de saúde da Prefeitura de Manaus emitem declaração para crianças com cartão de vacina atualizado

elayne

FVS-RCP intensifica ações de controle da dengue no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais