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F1 – Leclerc explica porque não ultrapassou Verstappen na relargada

Foto: Divulgação
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Verstappen liderava o pelotão para uma relargada após a suspensão da corrida depois do grande acidente que eliminou Valtteri Bottas e George Russell, mas perdeu o controle de seu Red Bull na Rivazza pouco antes de ele retomar a velocidade de corrida.

O Red Bull saltou para a esquerda sobre a zebra no interior da curva, mas pareceu manter pelo menos uma das rodas do lado direito na pista durante todo o incidente – sua dianteira voltou à pista quando sua traseira direita saiu brevemente.

Quando questionado se ele havia considerado ultrapassar Verstappen naquele momento, Leclerc respondeu “Eu fiz as duas coisas” antes de explicar que ele estava certo em não tentar ultrapassar por causa de Verstappen ainda estar na pista.

Se ele tivesse ultrapassado sem Verstappen ter deixado totalmente a pista, Leclerc teria levado uma punição por ultrapassagem sob safety car – como Sergio Perez tomou depois de escorregar em Piratella no início da corrida e “ao voltar a entrar na pista, passou então pelos dois carros que haviam continuado na pista além do ponto do acidente, o que ele não tinha direito de fazer”, afirmaram os comissários em Imola.

“Eu considerei isso”, continuou Leclerc, “em um ponto, mas ao mesmo tempo recuei. Acho que, olhando para trás, foi a escolha certa porque ele sempre teve uma roda na pista.”

Lando Norris, da McLaren, que estava seguindo a dupla e ultrapassou Leclerc quando ele perdeu terreno para Verstappen quando o líder finalmente levou o pelotão de volta à velocidade de corrida um pouco antes da linha de chegada alguns segundos após o incidente de Rivazza, discordou da decisão de Leclerc.

“Tive uma ótima visão – é muito engraçado”, disse ele. “Acho que Charles poderia ter ultrapassado, na minha opinião.”

“Nessa fase, Max estava fora de controle e indo para a esquerda e Charles não podia simplesmente pisar no freio, desacelerar e parar, em algum momento ele teria que passar por Max porque ele estava apontado para as barreiras em boa parte da curva.”

“Eu não sei – talvez tenhamos que perguntar aos caras no comando qual é a decisão certa.“

“Mas, ao mesmo tempo, Max estava indo muito devagar, então é como se Leclerc pudesse ter passado por ele naquele momento. Não tenho certeza. Se eu estivesse em P2, acho que teria tentado, porque você uma chance de ganhar então. Portanto, é um risco que vale a pena.”

Fonte: AUTORANCING

Foto: Divulgação

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