Conexão Amazônica
SAÚDE

Ação na FCecon reforça importância de higienizar as mãos

Publicidade


A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, a partir desta quarta-feira (28/04), ações de conscientização sobre a importância de higienizar corretamente as mãos. Durante três dias, profissionais de saúde que atuam na unidade serão orientados por meio de materiais impressos e jogos educativos.

A ação será realizada até sexta-feira (30/04), em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, que é comemorado no dia 5 de maio. A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, em 2021, tem como tema “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”.

Orientação – Na Fundação Cecon, a campanha é coordenada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e ocorrerá em todo o hospital.

Os profissionais de saúde serão orientados através de materiais impressos e jogos educativos. Haverá ainda uma demonstração prática da forma correta de higienização das mãos.

Prevenção – Segundo a responsável pela CCIH na FCecon, enfermeira Glauciane Neves, a higiene das mãos previne o contágio e a transmissão de doenças no ambiente hospitalar.

“A higienização das mãos é a medida individual mais simples para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. Fazendo corretamente a higiene das mãos antes e depois do contato com o paciente e nos demais momentos necessários, o profissional de saúde estará removendo bactérias transitórias e algumas residentes”, explica Neves.

A medida é importante não somente para os profissionais de saúde, mas também para o dia a dia da população, prevenindo doenças.

Como lavar as mãos – Para lavar as mãos corretamente, é preciso retirar anéis, pulseiras e relógios. O usuário ou profissional devem abrir a torneira sem encostar na pia, para não contaminar a roupa.

Após colocar sabão líquido, de preferência, é preciso friccionar as mãos por 10 até 25 segundos. Depois, é preciso enxaguar com água corrente, retirando todos os resíduos sem respingar água na roupa e piso.

As mãos devem ser secadas com papel-toalha. Se a torneira for de acionamento manual, é preciso fechar a torneira com o mesmo papel-toalha, evitando contaminar novamente as mãos.

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

Publicidade

Leia mais

USF Silvio Santos: Compensa ganha nova unidade de saúde com capacidade para 30 mil procedimentos mensais

elayne

Campanha de combate à sífilis congênita acontece no AM

elayne

Astrazeneca e Pfizer são eficazes contra variante indiana, diz estudo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais