Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Às vésperas de retorno presencial, Manaus vacinou apenas 19% dos professores

Publicidade

Categoria exige condições de prevenção diante da pandemia para além da vacinação, como adequações nas escolas e fiscalização no transporte público

Com apenas 19% dos professores da rede municipal vacinados contra a Covid-19, Manaus já tem data de retorno das aulas presenciais definida pela prefeitura, em 18 de maio, e promessa de paralisação na por parte dos docentes. A categoria exige condições de prevenção diante da pandemia para além da vacinação, como adequações nas escolas e mais fiscalização no transporte público.

Nesta quinta-feira, 29/4, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) promoveu uma paralisação de advertência nas aulas remotas. De acordo com a Sinopse estatística da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2020, o Amazonas possui 45.674 docentes na educação básica, sem contar com os demais profissionais que atuam nas escolas.

Na rede municipal de Educação de Manaus, são 13.320 professores. Segundo o cronograma de vacinação da Prefeitura, apenas 2.521 deles foram imunizados até esta quinta-feira, 29/4. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que o prefeito David Almeida irá até Brasília na próxima semana solicitar vacinas para os professores junto ao Ministério da Saúde.

Ontem, lideranças sindicais se reuniram com o secretário de Educação de Manaus, Pauderney Avelino, que prometeu o retorno das aulas presenciais apenas após a vacinação dos profissionais de educação. Para o professor Lambert Melo, a situação pandêmica ainda é delicada e demanda ações além da imunização para um retorno seguro à sala de aula.

“Não tem nada controlado. A pandemia está aí, possibilidade de terceira onda e a vacinação em passos de tartaruga. Além da vacinação, também exigimos que haja outras providências, como as reformas nas janelas e portas das escolas, porque não tem como ter aula na atual situação das salas”, observou Lambert.

Publicidade

Rede Estadual

O Governo do Amazonas ainda não definiu data para o retorno das aulas na rede estadual de educação, que segue com as transmissões do programa “Aula em Casa”. A estimativa da Secretaria de Educação é que cerca de 30% dos mais de 26 mil profissionais da educação tenham algum tipo de comorbidade, ou seja, estejam aptos a serem imunizados.

Em nota, a secretaria informou que o interior segue calendários específicos conforme a população. Em quatro municípios, todos os professores da rede estadual já foram vacinados, segundo a pasta. São eles: Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte e Barcelos.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza convocação do programa ‘Tempo de Aprender’ para escolas da área urbana

elayne

Estudantes da Educação Especial realizam apresentação sobre a Ponte Rio Negro

elayne

Mais 63 professores selecionados pelo PSS são convocados pela Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais