As doses da Pfizer devem ser usadas em grávidas e puérperas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde confirmou que Manaus deve receber a partir da próxima segunda-feira (10) um lote de 16.380 vacinas da Pfzier. Conforme o Ministério da Saúde, essas doses deverão ser aplicadas em grávidas e púerperas, além de pessoas com deficiência e com comorbidades, acelerando o processo de vacinação desse grupo. A informação é do Portal A Crítica.
Na útlima segunda-feira, Manaus recebeu 5,8 mil doses da Pfzier, mas segue sem definir como elas serão usadas. Atualmente, a aplicação da 1ª dose da vacina contra Covid-19 em Manaus está suspensa por falta de imunizantes.
Manaus é a única cidade que consegue comportar vacinas da Pfizer no Amazonas, e com a chegada da remessa de segunda, deve totalizar 22.180 de vacinas do fabricante
Ao contrário das doses da Astrazeneca e Coronvac, que já estão sendo aplicadas no Estado, as vacinas da Pfizer necessitam ser mantidas em temperaratura de -70º. As doses estão armazenadas no ‘super freezer’, usado para armazenar células-tronco, da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.
A Fundação de Vigilância Em Saúde afirma que as doses da Pfizer devem ser usadas em grávidas e puérperas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.