Conexão Amazônica
MUNDO

Hamas lança foguetes contra Israel após confrontos em Jerusalém; veja o vídeo

Publicidade

País respondeu com ataques aéreos em Gaza e há mortes de palestinos, diz imprensa israelense. Violência ocorre no dia em que Israel comemora a conquista de Jerusalém.

O Hamas disparou foguetes contra Israel nesta segunda-feira (10), a partir da Faixa de Gaza, após confrontos entre manifestantes palestinos e policiais israelenses em Jerusalém deixarem centenas de feridos nos últimos dias.

O grupo que controla Gaza havia dado um ultimato a Israel para que retirasse as forças policiais na região da mesquita de Al Aqsa até as 18 horas (horário local, 12h em Brasília) e disse que o ataque foi “em resposta à agressão do inimigo na cidade sagrada”.

Minutos após o término do prazo, sirenes de alerta soaram em Jerusalém e perto da fronteira de Gaza. Israel respondeu com ataques aéreos em Gaza e o revide causou mortes, segundo a imprensa israelense.

A pedido da Tunísia, o Conselho de Segurança da ONU deve se reunir ainda nesta segunda para debate a situação em Jerusalém Oriental, ocupada por Israel há mais de cinco décadas.

Quatro foguetes já haviam sido disparados da Faixa de Gaza em direção a Israel no domingo e mais três projéteis foram lançados hoje, segundo militares israelenses.

Mas o Hamas não tinha assumido a autoria dos ataques. Mesmo assim, Israel já havia respondido ao ataque de domingo com tiros de tanques contra posições do grupo que controla Gaza.

O país também fechou a passagem de fronteira de Erez, a única que permite aos moradores de Gaza entrar em Israel.

Dia de Jerusalém

O ataque com mísseis e os confrontos entre palestinos e policiais israelenses em frente à mesquita de Al-Aqsa, na Esplanada das Mesquitas, ocorrem no “Dia de Jerusalém”.

A data do calendário hebraico celebra o dia em que Israel conquistou Jerusalém Oriental e a Cidade Velha, que abriga lugares sagrados muçulmanos, judeus e cristãos, em 1967.

O Dia de Jerusalém é feriado nacional em Israel e é uma data sempre carregada de tensão. Em 2021, ela coincide com o fim do Ramadã, o mês do jejum muçulmano.

Fonte: Portal CM7

Publicidade

Leia mais

OMS alerta: mundo tem carência de quase 6 milhões de enfermeiros

elayne

Reino Unido proíbe voos da África do Sul devido a novas variantes

elayne

Nasa lança com sucesso supertelescópio James Webb

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais