Conexão Amazônica
GERAL

Astronautas da ISS plantam mostarda e acelga chinesa no espaço

Publicidade

NASA informou que a missão de cultivo de vegetais da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tem sido um sucesso. Por causa disso, os astronautas têm conseguido comer alimentos frescos como mostardas e pak choi (conhecido como acelga chinesa no Brasil).

O projeto na está sendo conduzido por Michael Hopkins, comandante da Expedition 64. Ao todo, são 4 experimentos científicos que visam testar o ritmo de crescimento das culturas no espaço, em um ambiente de microgravidade. Essa testagem da agricultura espacial servirá para testar novas formas de cultivar alimentar em futuras viagens para a Lua, segundo a Agência Espacial dos EUA.

Para polinizar as verduras, Hopkins utilizou pincéis por sugestão de Matt Romeyn, cientista da NASA que estuda o comportamento de vegetais fora da Terra. O processo fez com que a acelga chinesa fosse cultivada em 64 dias, pouco mais do que os cerca de 50 dias que ela a espécie leva para ser cultivada por aqui.

A tripulação aproveitou os alimentos frescos para variar a refeição. A acelga, por exemplo, foi utilizada como acompanhamento e teve as folhas marinadas em um pacote vazio de tortillas. O vegetal foi banhado de molho de soja e alho e aquecido por pouco mais de 20 minutos.

Já a mostarda foi degustada com frango, molho de soja e vinagre balsâmico. “(Ficou) delicioso e a textura é crocante”, escreveu Hopkins nas notas do experimento depois de provar a mostarda cultivada no espaço. Ele também disse que as espécies são “uma conexão com a Terra” e que por isso ele gosta tanto de ser o “jardineiro” da ISS.

“A equipe está gostando de cultivá-los e comê-los. E esses são os tipos exatos de safra que podemos enviar em uma estadia lunar de longa duração para fornecer nutrição suplementar. Tudo o que aprendemos na estação e na Lua acabará por permitir fazer isso na rota para Marte algum dia”, explicou Romeyn.

Novas plantações do espaço

Mais frutas chegarão em breve até à ISS. Entre as espécies que serão enviadas estão novas sementes de pimenta e tomate anão. A escolha dos vegetais que irão para o espaço é feita em parceria com escolas norte-americanas através do programa Growing Beyond Earth, “Crescendo fora da Terra”, em tradução direta.

“Essa variedade (de acelga chinesa) foi enviada especificamente porque os alunos a testaram e descobriram que funcionava muito bem”, argumentou Gioia Massa, bióloga da NASA. “Agora está sendo cultivado, comido e apreciado pelos astronautas. Isso não é algo que acontece com a maioria dos alunos. Eles estão moldando a pesquisa da NASA”, defendeu.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura sorteia mais R$ 112 mil da campanha Nota Premiada Manaus nesta segunda-feira,31/5

elayne

Bumbódromo terá energia reforçada durante o Festival de Parintins

elayne

Defensoria Pública lança processo seletivo para estágio em Manicoré

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais