Conexão Amazônica
ENTRETENIMENTO

População conta com mais um parque reaberto pela Prefeitura de Manaus

Publicidade

Os moradores do bairro Japiim, zona Sul de Manaus, e entorno, já podem voltar às caminhadas ao ar livre no parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, conhecido popularmente como “Lagoa do Japiim”, reaberto nesta sexta-feira, 14/5, pela Prefeitura de Manaus. A reabertura gradual e parcial dos parques e unidades de conservação teve início no mês de maio, por orientação do prefeito David Almeida.

O parque está localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona Sul, e ficará aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Na segunda-feira, serão realizados os serviços de manutenção

Publicidade

Devido às restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, o “Parque Lagoa do Japiim” estava fechado para visitação desde o mês de março do ano passado, início da primeira onda da Covid-19, em Manaus.

“O parque está reaberto à população para caminhadas e atividades de lazer, como usualmente já fazia, mas agora seguindo os protocolos de segurança relacionados à Covid-19”, disse o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski.

Para a reabertura do parque, a Semmas, gestora do local, contou com o apoio das secretarias de Limpeza Pública (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf), nos serviços de manutenção.

Quem aproveitou o primeiro dia de reabertura do parque foi o vendedor de produtos farmacêuticos, João Dutra, morador do bairro Japiim desde a década de 1950. Ele viu o parque ser construído em 2008 e, desde então, é frequentador e praticante de caminhadas ao ar livre.

 “Eu vi tudo isso aqui ser construído e vinha sempre. Estou muito satisfeito com a reabertura”, afirmou João. Quem o acompanha nas caminhadas diárias é o cachorro de estimação Thor. No parque é permitida a entrada de animais domesticados, seguindo as regras de convivência, como por exemplo: coleta dos resíduos e uso de guias.

Mudas

Como parte da programação de reabertura do local, a população pôde receber mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais, por meio do programa ambiental Manaus Verde.

Saiba mais

São atrativos do parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, contemplação de alguns animais como tartarugas, camaleões e pássaros, e ainda há árvores que oferecem sombra a quem utiliza a pista de caminhada. Construído em uma área de 41 mil metros quadrados, o equivalente a quatro hectares ou a quatro campos de futebol, foi entregue à população em 2008, no bairro cujo nome homenageia o japiim, pássaro encontrado com frequência na região.

Texto – Taianna Castro / Semmas

Fotos – João Viana / Semcom

Publicidade

Leia mais

Aberta temporada de ensaios para o espetáculo ‘A Caixa Mágica de Natal’

elayne

Pôr do Sol Amazônico será o cenário do “Sun Manauara”, o novo espaço que contará com programações especiais

Daly Ruiz

Caça aos Doces e Circo dos Horrores estão entre as atrações de Halloween do Amazonas Shopping, neste fim de semana

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais