Conexão Amazônica
GERAL

Diretor-presidente do IMMU apresenta planejamento de mobilidade urbana à Comissão da Câmara Municipal

Publicidade

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, participou nesta sexta-feira, 14/5 de uma reunião da Comissão de Transportes, Mobilidade Urbana e Acessibilidade na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para apresentar o planejamento da Prefeitura de Manaus nos próximos anos, para a mobilidade na capital.

Paulo Henrique explicou que Manaus foi uma das poucas cidades do país, que manteve o sistema de transporte funcionando plenamente durante a pandemia da Covid-19. “Enquanto outras cidades tiveram dificuldades em manter o sistema de transporte operando, Manaus conseguiu manter 97% das viagens programadas no transporte público”, afirmou.

Na abordagem sobre trânsito, o diretor-presidente citou soluções a serem adotadas como eliminação de estacionamentos, adoção de mão única, implantação de semáforos inteligentes. Outras medidas são obras de infraestrutura como alargamento de vias, novas ruas e obras de desníveis, incluindo viadutos, trincheiras e túneis.

Uma novidade apresentada na reunião foi o planejamento de se criar o corredor “Eixo Norte-Sul”, idealizado pelo prefeito David Almeida, em que diversas intervenções irão ligar a avenida Max Teixeira, na zona Norte, à avenida Brasil, na zona Oeste da capital.

Em relação ao transporte coletivo, uma das propostas da prefeitura é a reformulação das linhas de ônibus, melhoria dos corredores exclusivos, modernização dos pontos de paradas e dos próprios ônibus, assim como novo conceito tarifário.

Após a apresentação, os parlamentares da CMM se manifestaram sobre trânsito e transporte na cidade e fizeram questionamentos ao diretor-presidente do IMMU.

O vereador Diego Afonso (PSL) elogiou a apresentação do diretor-presidente do IMMU e questionou sobre o planejamento do instituto quanto à cheia do rio Negro.

Paulo Henrique citou as recentes intervenções em ruas do centro comercial por causa da cheia do rio e ponderou sobre a necessidade de intervenções a longo prazo, para conter futuras enchentes.

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Transporte da CMM, vereador Rosinaldo Bual (PMN), avaliou que foi positiva a apresentação de um plano de mobilidade a ser implantado na capital.

“Todos queremos que a cidade melhore em relação à sua trafegabilidade e eu acredito que os vereadores que participaram deste encontro, sanaram todas suas dúvidas”, frisou.

Texto – Álisson Castro / IMMU

Fotos – Sidney Mendonça / IMMU

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferta 249 vagas de emprego nesta quarta-feira, 13/12

elayne

Em 11 meses de 2022, Prefeitura de Manaus tem alta de 83% nas ações de fiscalização de obras

elayne

Prefeitura oferta 350 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes para mulheres

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais