Conexão Amazônica
GERAL

Enem 2021 tem datas para o período de inscrição definidas

Publicidade

Estudantes terão entre os dias 28 de junho e 9 de julho para fazer a inscrição; dias das provas ainda não foram divulgados

Os estudantes que acessaram a Página do Participante, na manhã desta segunda-feira (17), para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram informados sobre as datas do período de inscrição no exame: entre os dias 28 de junho e 9 de julho.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda não publicou o edital com as datas do exame. Oficialmente, as datas só serão válidas quando o instituto se manifestar no Diário Oficial da União.

A publicação das datas de inscrições ocorre após uma semana marcada por polêmicas e vazamento de informações sobre a realização Enem 2021. O exame corria risco de ser realizado somente em janeiro de 2022.

A preocupação com a data do exame começou após a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União na última terça-feira (11), com as metas do ano do Inep para o ano de 2021. O texto não previa a aplicação do Enem. 

Durante uma reunião com o CNE (Conselho Nacional de Educação), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, foi questionado sobre a realização do exame ainda neste ano e ele informou que “definirá data do Enem neste mês”. Também falou que há um engajamento “de todos os servidores para que o exame seja realizado neste ano”, mas, ao mesmo tempo, destacou questões orçamentárias.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, enviou na quinta-feira (13) um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo liberação de recursos para as universidades federais e também para a aplicação do Enem. Após remanejamento interno, parte dos recursos bloqueados para as federais foi liberado.

Na quinta-feira (13), documentos internos do Inep, entre eles um despacho, mostravam que já havia a intenção de aplicar as provas do Enem nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022.  O Inep nega a informação.

Ribeiro declarou que o Enem “deve ocorrer entre outubro e novembro” e minimizou o vazamento do despacho.

Publicidade

Leia mais

Projetos executados pela UGPE serão pioneiros no uso da metodologia BIM

elayne

Prefeitura divulga lista de selecionados em oficinas de qualificação profissional em Manaus

elayne

Prefeitura reforça fiscalização para coibir transporte irregular em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais