O líder do Partido Trabalhista Cristão (PTC), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Peixoto falou durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (18) sobre o dia de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes e a importância dos crimes não serem silenciados e de acreditar nas crianças que relatam situações que envolvem o tema.
A data foi instituído a partir de 2000 com a lei 9.970. A morte da menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada em 18 de maio de 1973 no estado do Espírito Santo inspirou o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Não se brinca com a inocência de uma criança. É preciso que todos estejam atentos aos sinais do abuso sexual, que haja a interação com a rede de proteção formada pela família, conselhos tutelares, autoridades judiciárias e policiais”, frisou Peixoto.
O parlamentar destacou ainda que denúncias de suspeita ou até mesmo a confirmação de abuso sexual podem ser feitas por meio do Disque 100, um serviço gratuito nacional, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
“Manaus ocupa a sexta posição no ranking nacional em números de denúncias sobre exploração sexual infantil” alertou Peixoto ao citar dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Fotos Kayla Vieira