Conexão Amazônica
AMAZONAS

Remédios para combate à Covid-19 podem ter o ICMS zerado, propõe dep. Fausto Jr.

Publicidade

Política – Os remédios, equipamentos de proteção individual (EPSs), aparelhos hospitalares e insumos usados no tratamento de pessoas com coronavírus podem tem redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços) no Estado do Amazonas.

A proposta é do deputado estadual Fausto Jr, que encaminhou indicativo ao governo do Estado para que zere o ICMS. A indicação foi entregue hoje (19) ao gabinete do governador Wilson Lima, que nos próximos dias deve liberar um parecer sobre a proposta.

O deputado argumenta que o preço dos remédios, insumos e equipamentos usados no tratamento de pacientes com Covid é muito alto, o que dificulta o cuidado dos doentes.

Situação semelhante é enfrentada pelas instituições beneficentes, fundações e órgãos de assistência social que trabalham em parceria com hospitais públicos.

No Amazonas, o ICMS que incide sobre medicamentos é de 18%, um dos mais altos Brasil. O Estado perde apenas para o Rio de Janeiro, onde o ICMS é de 20%.

Há algumas semanas, o governo de São Paulo anunciou a isenção do ICMS para remédios usados no tratamento de Aids, câncer e pacientes que fazem diálise.

Embora a medida cause redução de receita a curto prazo, a ideia é garantir que os pacientes recuperados continuem ativos na sociedade, gerando trabalho, renda e contribuição de impostos.

Fausto Jr. está confiante que a proposta será aceita pelo governo do Amazonas, pois o Estado passa por um momento de recordes consecutivos de arrecadação. Por isso, segundo o deputado, o corte no ICMS não afetará o equilíbrio fiscal do Amazonas.

Fonte: Portal CM7

Publicidade

Leia mais

Adaf intensifica controle de raiva em bovino no município de Careiro Castanho

Elaine Marques

Wilson Lima visita hospital de Humaitá e reforça atenção ao interior durante a pandemia

Elaine Marques

Comissão da Aleam lança campanha “Não dê dinheiro, dê futuro”

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais