Conexão Amazônica
POLÍTICA

Emenda do senador Eduardo Braga prevê aumento real do salário mínimo

Imagem de divulgação
Publicidade

Proposta apresentada à MP que estabelece o novo valor do salário mínimo beneficia 80 milhões de brasileiros

Emenda apresentada pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM) nesta terça-feira (04/02) estabelece uma nova política que garante aumento real do salário mínimo até 2023. A proposta, apresentada à Medida Provisória que estabelece o valor do salário mínimo para 2020 (MP 919/20), assegura a reposição das perdas inflacionárias acrescida da variação positiva do PIB per capita dos vinte e quatro meses que antecedam ao reajuste.

“Não haverá crescimento econômico sem aumento de consumo e não haverá aumento de consumo sem uma política de valorização do salário mínimo”, alertou o líder do MDB na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A comissão analisa, na próxima semana, projeto de lei também de autoria do senador Eduardo estabelecendo uma nova política de reajuste do salário mínimo, nos mesmos termos da emenda apresentada à MP 919/20.

Impacto econômico ─ O parlamentar frisou que o reajuste do salário mínimo interfere diretamente na vida de quase 80 milhões de brasileiros – 50 milhões de trabalhadores formais e informais e 30 milhões de beneficiários da Previdência Social. Além disso, pondera ele na justificativa da emenda, “tem importância vital como regulador do mercado de trabalho e da própria economia”.

As pressões sobre as contas públicas e sobre a saúde financeira do sistema previdenciário também foram levadas em conta por Eduardo Braga. Para evitar um impacto fiscal negativo, ele teve o cuidado de substituir o crescimento do PIB nos vinte e quatro meses que antecedem o reajuste – índice que serviu como base para o aumento real na política executada entre 2015 e 2019 – pela variação do PIB per capita nos dois anos anteriores ao reajuste.

“Buscamos o estabelecimento de um índice cuja variação seja mais branda e, ao mesmo tempo, mais próxima dos reais ganhos de produtividade do trabalho, já que o aumento do PIB per capita passa a ser balizado pelo crescimento populacional”, explicou o senador.

Outra inovação foi a substituição da inflação passada pela expectativa de inflação futura projetada pela Lei de Diretrizes Orçamentários para o ano do reajuste. “Esse mecanismo visa fortalecer as decisões no âmbito do Poder Legislativo e sinalizar as expectativas quanto à correção objetivamente aplicável ao salário mínimo”, argumentou.

Publicidade

Leia mais

PEC da Transição é formalizada no Senado

elayne

Homenagem póstuma a Jefferson Peres e Título de Cidadão a Ciro Gomes são destaques na Aleam

elayne

Wilson Lima participa do lançamento do ‘Guardiões do Bioma’ para repressão ao desmatamento ilegal

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais